A casa mortuária, inaugurada em outubro, foi construída nos terrenos do horto municipal e fica junto ao cemitério municipal, nas proximidades da Igreja do Convento da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Santo António, onde continuam a decorrer os velórios da cidade.
O novo equipamento, construído de raiz, representou um investimento de 1,073 milhões de euros por parte da autarquia e foi justificado com a necessidade de conferir “condições de dignidade e sobriedade durante as cerimónias fúnebres”. Contudo, desde que foi inaugurada contam-se pelos dedos a sua utilização.
Os responsáveis de três das seis funerárias do concelho de Viana do Castelo criticaram a “ausência de um acesso directo ao cemitério municipal e, mesmo ao lado, à igreja de Santo António”, o que obriga a “andar às voltas” com o caixão.
Referiram também que as pessoas que participarem nas cerimónias fúnebres têm de sair “em romaria” do novo espaço e deslocar-se a pé para a igreja ou para o cemitério.
PUB“Quando explicamos isso aos clientes eles não querem ser sujeitos a essas andanças”, referiu um dos responsáveis.
Os agentes funerários queixam-se de não terem sido ouvidos na elaboração do projecto, aprovado em 2020, no último mandato do ex-autarca José Maria Costa.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Por outro lado, a partir das 17 horas não é possível manter a Casa Mortuária aberta dado que os funcionários da Câmara Municipal – que faz a sua gestão – terminam o horário laboral!
Rui Flórido
PUB PUB
2 comentários
Rebentar com mais de um milhão de euros numa Casa Mortuária é gozar com a pobreza e com aqueles que são esmifrados com impostos.
Sobre isto, não há mas nem meio mas.
É um escândalo.
Meu caro José Venade!
Ainda não reparou que “estes seres” fazem tudo aquilo, para mostrar que fizeram!
Não viu à dois anos atrás gastou 1 milhão de € e lâmpadas para a festarola da Sr.ª d` agonia!
Já viu os pobres a dormir e a fazer as necessidades diárias em carros velhos a cair de podres no “parque do Gil Eanes”!
Obras há nesta cidade e arredores, que são autenticas aberrações!
“Mas quem perdeu a vergonha não tem mais nada que perder”!
Eu, vou deixar de escrever, pois só perco tempo! Enquanto “isto” continuar assim nada daquilo que eu digo nem o senhor terá valor. !
Vá ver a marina, cheia de água da “cor” do fumo ! Só lama preta! Vá ver o “escritório” do porto de mar!
Vá ver o rio Lima! É só submarinos e barcos, igual ao Sena em Paris!
Mas temos a celebre ” Cidade Saudável”!