Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Casal luso-brasileiro Jacira e António Joaquim Coelho da Cunha homenageados pelo Rotary Club Duque de Caxias em Petrópolis no Rio de Janeiro

Minhoto homenageado no Brasil

O Distrito 4571, criado pela fusão dos Distritos 4570 + 4600, está oficialmente fundado. A Posse do Governador João W. Trigo Lage aconteceu sábado, dia 6 de julho, no Palácio Quitandinha, na cidade Petrópolis, contando com a presença de expressivas caravanas dos clubes que integravam as duas unidades e que agora se incorporam. Na altura, foram homenageados o empresário do Minho, António Joaquim Coelho da Cunha e sua esposa Jacira. O empresário, natural de Geraz do Minho, concelho de Póvoa de Lanhoso, rumou num barco do porto de Leixões para o Brasil em Dezembro de 1954.

 

Além da Posse do Governador e sua equipe de Governadoria bem como da Coordenadora das Casas da Amizade, Companheira Fátima Lage, associada do Rotary Club Duque de Caxias, tomaram posse oficialmente, todos os Presidentes de clubes e os Governadores Assistentes.

 

PUB

A solenidade teve a presença do Diretor de Rotary International Mário César Martins de Camargo e Denise, sua esposa, que se deslocaram a Petrópolis, vindos de São Paulo. O Coompanheiro Mário Cesar pertence ao Rotary Club de Santo André – Distrito 4420.

Vivendo as emoções da Possede Fátima e João Trigo, «a quem agradeço as honras de ter sido apresentado como Patrono da Governadoria (Período 2019/2010) do Novo Distrito, torno pública minha saudação, momentos antes de ter recebido significativa placa», confessou na altura o homenageado António Joaquim Coelho da Cunha, em seu nome mas também da esposa Jacira, igualmente agraciada.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

António Coelho, industrial de papelaria no Rio de Janeiro, é natural do Minho, tendo emigrado há mais de 40 anos para o Brasil.

PUB

PUB

DECLARAÇÃO DE SAUDAÇÃO DO PATRONO ANTÓNIO JOAQUIM COELHO DA CUNHA

 

Na busca por subsídios, consultei alguns amigos, os mais antigos, perguntando-lhes: o que deveria falar em minha saudação como Patrono do Distrito 4571? A resposta foi: Pela teu histórico em Rotary podes falar o que tu quiseres !. Ilmo Companheiro Mário Cesar de Camargo – Diretor de Rotary International – MD Representante de Mark Maloney – Presidente 2019/2020 de Rotary International; Governadores: Guilhermino Cunha 2018/2019 do Distrito 4570 / João W. Trigo Lage 2019/2020 – do agora Distrito 4571. Demais autoridades da Mesa Presidencial; Companheiros rotarianos presentes que a partir de hoje passam a fazer a história do Novo Distrito, Senhores convidados:

Confesso-lhes ser uma grande honra e um privilégio ao ser escolhido como PATRONO DO DISTRITO 4571. Muitos companheiros poderiam ter sido selecionados, com mérito maior. Quis o destino, tendo o Casal Fátima e João Trigo como instrumentos, premiar-me, ao incluir-me como um dos integrantes da história que se reinicia para um novo capítulo. Procurarei ser breve em meu pronunciamento.

PUB

Meus primeiros contatos com o ROTARY começaram em 1961, ao participar, no Social Ramos Clube, de uma reunião do Rotary Club Leopoldinense, em que o palestrante convidado foi o Sociólogo Eduardo Rios Neto.

Eu era ainda estudante matriculado no Curso Científico do Colégio França Júnior no IAPI da Penha, uma unidade da então Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. E naquele tempo eu já me integrava à vida comunitária.

Com apenas 20 anos de idade fizeram-me Presidente do Setor, Local da CNEG, na Penha- Rio de Janeiro.

Em 1978 – 21 anos depois – já estabelecido no ramo de papelaria – livraria – material escolar, ingressei no Rotary Club Duque de Caxias, Distrito 457, pelo convite do então Presidente José Pereira da Silva, de saudosa memória. Nesta unidade permaneço há 41 anos, numa trajetória valorizada pelo CLUBÃO, um clube que conta 54 anos de fundação. Ao citar o nome do casal Juarez Santana e Dina Guerra, homenageio os companheiros que nessa trajetória facilitaram o meu crescimento.

Minha imagem e minha integração criaram asas para o Distrito 4570. E através das comunicações conquistei amigos notáveis.

Vários Governadores valorizaram minha atuação em Rotary incluindo meu nome em seus Guias Distritais, dando-me oportunidade de participar nas diversas comissões. Rendo homenagens para aqueles com os quais muito me relacionei. Na impossibilidade de pronunciar cerva de 41 nomes, nomeio em meu pronunciamento o nome de Adélia Antonieta Villas, a primeira mulher eleita Governadora na América Latina.

Registros inesquecíveis: Adélia Antonieta Villas; Alice Cavaliere Lorentz; Álcio Augusto Carpes Athayde; Antônio Carlos Coutinho; Carlos Pinto Loja; Claudinor Torres de Oliveira; Edson Avelar da Silva; Fernando Moreira Faria; Guilherme Barbosa; Guilhermino Cunha; Hertz Uderman; Ivone Sacchetto; Joper Padrão do Espirito Santo; José Moutinho Duarte; José Nelson Carrozzino; José Roberto Lebeis Pires; Nilton José Amaral; Pedro Loureiro Durão; Ramon Prestes Guedes de Moraes; Salvador da Costa Marques; Sebastião Porto; Waldir Nunes Ribeiro; Wanderely Chieza; Wilmar Garcia Barbosa e Yutaka Okumura.

Em seguida vieram os Grupos:

“Amigos Com Padrão” – Coordenado pelo Gov. Joper Padrão; “Grupo de Estudos Rotários através da Internet”, o GEROI, – Coordenado pelo Companheiro Rolando Issa (SP); “Grupo Rotarianos no Trânsito” – Coordenado pelo companheiro Adílio Valadão; “Grupo Amigos da Ética” – Coordenado pelo companheiro Aroldo Araújo; “Grupo Rotary Latino” – tendo como padrinho Élio Nelson Brindes (SP); “Grupo de Rotarianos Inter Países da Língua Portuguesa” – Por convite da Fundação de Rotarianos de São Paulo; “Associação Patrulha Jovem do Rio – APAR -” – Ao lado do saudoso companheiro José Carlos Lino de Carvalho; “Centro de Estudos Rotários José Moutinho Duarte”, onde, por vários anos, se sucederam extraordinários líderes, como expositores, com o debate de temas, todos voltados para filosofia rotária.

Passando por estes estágios, posso lhes afirmar que me tornei UM ROTARIANO CONVICTO. Acredito no Rotary como filosofia de vida.

Como bem disse o Presidente de RI 2019/2020 – Companheiro MARK DANIEL MALONEY

“O Rotary permite que nos conectemos uns com os outros de maneira profunda e significativa, mesmo que tenhamos várias diferenças. Ele nos conecta com pessoas que nunca teríamos conhecido de outra forma e que são mais parecidas conosco do que jamais poderíamos ter imaginado. Ele nos conecta às nossas comunidades, às oportunidades profissionais e aqueles que precisam de nós …… No Rotary ninguém é uma ilha. Todos nós estamos juntos, seja lá quem formos, onde quer que estejamos, qual seja o idioma que falamos ou as tradições que seguimos. ”

E eu acrescento:

Rotary não descrimina raças, religiões ou partidos políticos. Convivemos em uma grande família que comunga dos mesmos ideais. A única exigência: que sejamos éticos e praticantes da PROVA QUÁDRUPLA.

Na Revista ROTARY BRASIL do mês de julho o Diretor de RI MÁRIO CÉSAR DE CAMARGO, presente nesta mesa, mostra-se preocupado com o decréscimo do quadro associativo do ROTARY, apontado a perda nos últimos sete anos, de 5.000 no Brasil e 3.000 nos países vizinhos. Clama por um esforço concentrado de todas as lideranças para a descontinuidade dessa preocupação. Para que voltemos a crescer em números e qualidade, ele nos pede para acionar todo o arsenal de inovações. E que todas as lideranças possam se envolver de forma consciente na missão de alavancar o Brasil no quadro do Rotary Mundial. Sugere que se utilizem ferramentas de divulgação tais como: revistas, boletins, TV, rádio e toda a mídia social.

É comum em nosso meio rotário escutar referências ao alto custo a que estamos sujeitos para a permanência em Rotary, fator que nos dificulta a convidar novos associados. Devo concordar entendendo que essa é uma verdade. Na minha experiência de administrador do clube, ao exercer a Secretaria durante 20 anos posso lhes afirmar que o valor das mensalidades aumenta na medida em que o quadro social diminui. Para que tenhamos um custo menor a solução é aumentar o quadro social. Ou seja: muitos (todos) pagando suas obrigações rigorosamente em dia, alcançaremos extraordinários resultados, inclusive a redução de custos.

Ao finalizar dirijo-me ao casal Governador João Trigo e Fátima: Nós confiamos na vossa capacidade e na vossa dedicação. João Trigo não tem ainda muito tempo de Rotary! Mas tem, desde longa data, estreitas relações com instituições sociais que praticam o bem sem olhar a quem. Eu vos aplaudo com todo o meu entusiasmo com a certeza de que fareis extraordinária gestão e que vossos nomes passarão a figurar nos anais de ROTARY INTERNATIONAL

Viva o Casal Governador João Trigo e Fátima.

Viva o Distrito 4571

Viva o Rotary International

E que haja PAZ ENTRE OS HOMENS DE BOA VONTADE.

Em meu nome e em nome de Jacyra, minha esposa. Ausente por questões de saúde.

Rio de Janeiro, Petropolis, 6 de julho de 2019

Antônio J C da Cunha

Jacyra Cardoso de Moura Cunha

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas