Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

CDS de Viana responsabiliza o fim da Coligação autárquica por «lutas de facções no PSD»

Logotipo PSD Viana Concelhia

O Minho Digital já tinha anunciado, em primeira mão e com documentos, o fim oficial da coligação do PSD/CDS no concelho de Viana do Castelo.

 http://www.minhodigital.com/news/agudizam-se-friccoes

Antes do fecho desta edição, procuramos fazer um ‘ponto da situação’ junto dos principais envolvidos.

Com a Distrital do PSD a endossar a responsabilidade para Hermenegildo Costa conseguir um novo acordo junto do CDS, o social-democrata confirmou-nos a irredutibilidade do antigo parceiro de coligação, «lamentando a situação por reconhecer que as bases dos dois partidos sempre se identificaram muito e isso ficou mais uma vez provado nas últimas eleições legislativas». O já indigitado cabeça de lista social democrata à Câmara Municipal vianense confirmou ao Minho Digital que um eventual novo acordo «passaria pelo mesmo 4º lugar na lista para o CDS e que para a Assembleia Municipal poderiam ceder mais um ou dois lugares daqueles que tem na actualidade». Hermenegildo Costa, quando confrontado se chegara a iniciar contactos com Ilda Novo, presidente da Concelhia dos Populares, confessou «lamentar» uma mensagem que dela terá recebido, reiterando que «sem alterar os pressupostos anteriores (Eduardo Teixeira havia assinado um acordo em que dava a 3ª posição) , o CDS iria concorrer em listas próprias».

PUB

Ilda Novo, que também é deputada, por nós interpelada, reconfirmou a cisão (após ter enviado um e-mail a Carlos Morais da Distrital ‘laranja’), já que tinha comunicado há dias, por SMS, a Hermenegildo Costa que «não valia a pena ponderar qualquer outra hipótese que não fosse a inicial» e que «não acontecendo, o CDS vai concorrer sozinho». «Perdemos muito tempo por causa das lutas de facções internas no PSD (Distrital e Concelhia) e, por isso, já estamos a trabalhar pelas freguesias», adiantando que «já fizemos convites e apenas falta, agora, formalizar». Confrontada se vai ser a própria a encabeçar a lista pelo CDS à Câmara Municipal, Ilda Novo diz que «tendo já convidado um militante para liderar a lista para a Assembleia Municipal e que o próprio ainda não decidiu se aceitava, ela faz depender disso o seu (dela) avanço». A terminar, a dirigente fez questão de «elogiar a lealdade exemplar de Eduardo Teixeira que desde a primeira hora sempre soube honrar o acordo» que, como é público, «foi recusado em reunião da Distrital alargada às Concelhias do PSD».

Ilda Novo disse, ainda, que «mais esclarecimentos» podem ser recolhidos num comunicado que nos entregou e passamos a transcrever:

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

   

PUB

C O M U N I CADO

 

A Concelhia do CDS/PP de Viana Castelo vem, por imperativo moral, politico e de transparência na vida pública, comunicar a todos os vianenses, a seguinte factualidade:

PUB

 

1. Em devido tempo, a Concelhia do CDS/PP  e a Concelhia do PSD, correspondendo a um anseio da comunidade vianense, decidiram, voluntária e livremente, estabelecer uma plataforma comum tendo em vista as próximas eleições autárquicas  de 1 de Outubro próximo, a realizar no concelho de Viana do Castelo.  

2. Para tanto, firmaram, no pretérito 4 de Janeiro do corrente ano, um Acordo de Coligação, aprovado pelas respectivas estruturas locais e, naturalmente, outorgado pelos presidentes das concelhias do CDS/PP e do PSD.

3.  Em consequência foi desenvolvido todo um laborioso trabalho de implementação e de execução do Acordo de Coligação por todas as freguesias do nosso concelho.

PUB

4. Sucede porém, que uma facção do PSD de Viana do Castelo, personificada na sua estrutura Distrital, conhecedora desde sempre do Acordo de Coligação firmado pelos dois Partidos, decidiu, no final do mês de Maio, de uma forma unilateral, não ratificar o Acordo de Coligação firmado entre o CDS/PP e o PSD.

5. Em linguagem simples, a Distrital do PSD, nomeadamente a facção que a lidera, decidiu não honrar, incumprindo, de forma absolutamente injustificada, o Acordo de Coligação, escrito, firmado entre os dois Partidos, rasgando o compromisso eleitoral estabelecido em prol dos vianenses.

6. As pessoas de Viana, que são naturalmente pessoas de bem, ajuizarão deste modo de proceder da Distrital do PSD e sobremaneira da facção que a lidera e do candidato por ela nomeado à Presidência da Câmara Municipal.

7. Adiante, que atrás vem gente!

8. No que importa, a Concelhia do CDS/PP honrará o seu compromisso com os vianenses, bem como com os seus militantes e simpatizantes.

9. O que é dizer que o CDS/PP concorrerá, honradamente, às próximas eleições autárquicas, em listas próprias, abertas a todos vianenses.

10. Procuraremos fazer o melhor que soubermos em benefício das pessoas, em benefício de Viana do Castelo.

11. Um concelho mais amigo dos seus, mais próspero, mais laborioso, com maior riqueza para redistribuir por todos.

12. Este é e será o nosso compromisso.   

 

A Concelhia do CDS – PP de Viana do Castelo, 31 de Maio de 2017

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas