Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

CDU e PSD abandonam Assembleia de Freguesia de Darque mas CDS demarca-se a pensar em inevitáveis eleições intercalares

Assembleia Freguesia Darque

Face à renúncia ao mandato dos membros eleitos da CDU-PEV e do PSD na Assembleia de freguesia de Darque, facto que conduzirá inevitavelmente a eleições intercales, vem a Comissão Política Concelhia (CPC) do CDS-PP de Viana do Castelo esclarecer e informar os cidadãos eleitores de Darque do seguinte:

1- A freguesia de Darque é a segunda maior freguesia do Concelho de Viana do Castelo, como tal foi uma grande aposta do CDS-PP nas últimas eleições autárquicas de 1 Outubro de 2017, tendo o partido concorrido sozinho (sem coligações) a eleições 22 anos depois.

2- O CDS-PP obteve um resultado histórico tendo eleito um membro para a Assembleia de Freguesia o seu cabeça de lista e Vice-Presidente da Concelhia, Pedro Meira.

PUB

3- Lamentavelmente as posições do PS, CDU E PSD extremaram-se… sejamos claros, muito por culpa de questiúnculas pessoais que ultrapassam e extravasam a política e que em nada dignificam a democracia e a actividade política e que conduziram a 7 (sete) meses perdidos na freguesia de Darque.

4- O CDS-PP teve sempre ao longo deste complexo processo de formação do executivo na freguesia uma posição coerente, construtiva, tendo apelado sempre ao profundo sentido de responsabilidade por parte de todas as forças políticas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

5- O CDS-PP foi o partido que mais trabalhou nesse sentido, tendo realizado uma ronda de reuniões com todas as forças políticas numa perspectiva construtiva de procura de soluções democráticas e participadas para que não chegássemos a este infeliz imbróglio.

6- O CDS-PP foi inclusivamente o primeiro partido a criticar o PS relativamente à necessidade de construir pontes e consensos de outra forma, tudo o mais é inexacto, deturpado ou mesmo falso, aliás tal como consta das actas das Assembleias de Freguesia, pelo que ao contrário do que se tem dito o CDS-PP não é ” um aliado” do PS ou de qualquer outro partido.

PUB

7- O CDS-PP foi o primeiro partido a invocar as ilegalidades posteriormente confirmadas pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. (TAFB)

8- Em face do vazio legal existente nesta matéria o CDS-PP foi o primeiro partido a antecipar e a anunciar as soluções legais agora apresentadas pelo TAFB, tendo inclusivamente alertado todas as forças políticas em sede de Assembleia de Freguesia para essa situação.

9- O TAFB confirmou a posição expressa pelo CDS-PP em sede de Assembleia de Freguesia, que somente através de um entendimento consensual (consensos de natureza política) entre todos os partidos se poderia solucionar o problema.

PUB

10- O CDS-PP trabalhou e pugnou para que esses consensos surgissem, infelizmente e lamentavelmente as diferenças, as quezílias pessoais sobrepuseram-se vergonhosamente aos interesses dos cidadãos e dos fregueses de Darque…note-se que são estas atitudes e comportamentos que afastam os cidadãos da política e que criam a má imagem da classe política.

11- O CDS-PP lamenta a recente atitude profundamente irresponsável da terceira força política mais votada, no caso o PSD, que resolveu, de forma absolutamente irresponsável renunciar aos seus mandatos após o PS lhe ter oferecido lugares no executivo, facto que resolveria este impasse. A política não se compadece com amuos e zangas pessoais…há que dignificar a participação na política.

12- O CDS-PP lamenta profundamente que se tenha que recorrer a eleições intercalares para resolver este problema, sobretudo em face de todos os custos sociais e económicos que isso acarreta para a freguesia. Darque e Viana do Castelo mereciam mais, muito mais…

13- O CDS-PP pauta e pautará sempre a sua actuação norteada pelo espírito da coerência e da dignificação da participação na actividade política, tendo sempre uma postura positiva, de construção em prol de Darque e dos Darquenses.

PUB

14-O CDS-PP irá naturalmente a jogo nas próximas eleições intercalares, contando com uma equipa reforçada para este combate eleitoral, sendo novamente seu cabeça de lista Pedro Meira, porque só assim faria sentido e porque os eleitores de Darque merecem-nos todo o respeito e coerência nas palavras e nos actos.

15- O próprio Pedro Meira, cabeça de lista do CDS-PP, manifesta a sua profunda preocupação pelo estado actual da freguesia, isto quando nos próximos meses Darque vai contar com dois campeonatos Mundiais nas modalidades de Kite surf, Windsurf e uma participação activa no mundial de Canoagem, uma vez que este ultimo é organizado também por uma Associação da Freguesia. Darque merece mais… muito mais! Darque vai poder contar sempre com a equipa CDS-PP para a engrandecer e dignificar.” Em jeito de desabafo afirma Pedro Meira «que pena não ter sido o CDS-PP a ganhar as últimas eleições… em 7 meses, em vez de andarmos nestes lamentáveis imbróglios já tínhamos feito tanto por esta freguesia”…”. E recorda que  “nas últimas eleições em 7337 eleitores inscritos votaram somente 3382 pessoas…uma taxa de abstenção altíssima…infelizmente é com este tipo de comportamentos e contributos por parte de alguns actores dos partidos políticos se afasta as pessoas da democracia”.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas