Celebração do Armistício da 1ª Grande Guerra pelo Núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes

Celebraram-se neste ano os 106 anos do fim da 1.ª Guerra Mundial; os 103 anos da Liga dos Combatentes e os 50 anos do fim da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril.

A 13/11/2024, pelas 09h30, junto ao memorial do Combatente Limiano, ocorreu a celebração do Armistício da 1.ª Guerra Mundial  pelo Núcleo de Ponte de Lima que contou com a presença de alunos, jovens e seniores, das escolas do Concelho de Ponte de Lima e teve o seu momento mais alto, depois da Homenagem aos Mortos, quando foram chamados, um a um, os nomes dos combatentes deste Concelho mortos na frente da Flandres e, por cada nome, um aluno subiu para junto do Memorial aos Combatentes com o respetivo nome colocado no peito.

Estiveram presentes, para além de meia centena de alunos, representando três instituições de ensino, o agrupamento de escolas António Feijó, o agrupamento de escolas de Arcozelo e a Universidade Sénior de Ponte de Lima com a sua turma de história, o vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Sousa e vários combatentes e seus familiares. 

A homenagem contou com a deposição de uma coroa de flores, Homenagem aos Mortos em campanha, leitura de uma prece, leitura do nome dos vinte e sete mortos na 1.ª Grande Guerra com a assunção de cada um por um aluno identificado com o respetivo nome, discursos do presidente do Núcleo, Dr. Manuel Pereira, e do vice-presidente da autarquia, terminando com o hino dos combatentes.

PUB

A encerrar estas comemorações, terá lugar no dia 26 de novembro, no Agrupamento de escolas António Feijó, uma palestra aos alunos sobre os contornos deste Armistício que às 11horas do dia 11 do mês 11, de 1918, puseram fim às hostilidades bélicas que levaram ao fim, na frente ocidental, da 1.ª Guerra mundial ou Grande Guerra ou ainda a guerra das guerras, como ficou conhecida.

Ressalvar o apoio incondicional da câmara municipal às iniciativas deste Núcleo da Liga dos Combatentes, bem como o excelente intercâmbio intergeracional com as instituições locais de ensino.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 A Liga dos Combatentes, Núcleo de Ponte de Lima, presta apoio aos Antigos Combatentes e familiares na área do apoio psico-social, aos Concelhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, como interlocutor na obtenção dos direitos consagrados na Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto, estatuto do Antigo Combatente, actualizado pela Lei n.º 61/2024, de 30 de Setembro, no que diz respeito à garantia da comparticipação total dos medicamentos, estando previsto o apoio de 50% em 01 de janeiro 2025 e os restantes 50% em 01 de janeiro de 2026.

Estes Concelhos estão ainda abrangidos pelo apoio de  área do Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social n.º 3, do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (CAMPS 3), sempre que o solicitem.

PUB

Reconhecer ainda os recentes protocolos assinados entre o Ministério da Defesa Nacional:
Com a “ANAFRE” onde as Juntas de freguesia se comprometem a apoiar os Antigos Combatentes, nomeadamente, na isenção de taxas, esclarecimento dos seus direitos e prestar-lhes as devidas homenagens.

Com os Hospitais das Forças Armadas (HFAR) para receberem os Antigos Combatentes, na sua capacidade sobrante, em todas as especialidades, cirurgias e internamentos.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas