Centenário de nascimento de Vergílio Ferreira

Comunicado de Imprensa

O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL), associa-se às comemorações do primeiro centenário de nascimento de Vergílio Ferreira (1916-2016) com uma exposição de tributo dedicada ao escritor português.

A mostra, patente ao público de 25 de janeiro a 29 de fevereiro de 2016, congrega mais de uma dezena de painéis que revisitam a vida e a obra do autor de Aparição – por meio de textos e de imagens -, e disponibiliza todo o material bibliográfico, de e sobre Vergílio, existente na Biblioteca Municipal. Como vai sendo habitual, no final da exposição, a BMPL colocará em suporte digital toda a documentação que integrou a homenagem a um dos maiores romancistas portugueses do século XX.

A par da mostra biobibliográfica, realizar-se-á uma palestra intitulada No Centenário de Vergílio Ferreira, orientada pelo cineasta e crítico de cinema, Lauro António, e agendada para o dia 04 de fevereiro, pelas 09h30, no Auditório Municipal Rio Lima.

Vergílio Ferreira nasceu a 28 de janeiro de 1916, na aldeia histórica de Melo, concelho de Gouveia, e faleceu a 01 de março de 1996, em Lisboa. Ao longo da vida, foi escrevendo e publicando diversos títulos que marcaram, de forma inequívoca, a ficção nacional, com particular destaque para Manhã submersa, Vagão J, Para sempre, Até ao fim e Em nome da terra.

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Lima

Junte-se a nós todas as semanas