Centro de Saúde de Viana reforçado de médicos mas em instalações … degradadas!

Centro de Saúde

As queixas não são novas mas nos últimos meses os utentes perderam a paciência. O caso não tem sido para menos: a falta de médicos fazia com que mais de 3 milhares de pessoas a necessitarem de cuidados de saúde continuassem sem médicos de família. As filas, na perspectiva de conseguirem ocupar uma eventual vaga, juntavam diariamente pessoas na porta do edifício a partir das 7 horas.

 

A gestão cabe à ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) que tem instalações a funcionar na rua Nova de Santana em dois polos: no rés-do-chão a USCP (Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados) e no 1ºandar a USF (Unidade de Saúde Familiar Tiago de Almeida).

Foi para esta última que na passada 2ªfeira se apresentaram ao serviço dois novos médicos Tiago e Ana Lúcia. Nesse sentido, os utentes dos colegas Álvaro Guerreiro (entretanto aposentado) que trabalhava no Centro de Saúde da Meadela e de Carla Jorge que foi embora alegando motivos pessoais, e que têm estado sem médico de família, podem agora inscrever-se pois o sistema de atendimento e marcações terá normalizado. Por outro lado, os utentes da médica Cristina Gomes, em baixa prolongada, também podem inscrever-se para os novos profissionais de saúde que agora chegaram, embora estejam dependentes da aceitação por parte de autorização superior da coordenadora Fátima Fonseca embora nada indique que contrarie a alternativa viável. Uma dor de cabeça que também deixará de ser uma constante para os funcionários administrativos sobre quem recaíam todas as reclamações por parte da população que ali acorre.

PUB

O que não se compreende é que estando as duas unidades a funcionar no mesmo edifício, a USF foi beneficiada com obras usufruindo de óptimas condições de trabalho e atendimento, enquanto no piso inferior onde está localizada a USCP as instalações estejam em acentuado estado de degradação, pese embora promessas de melhoramentos constantemente proteladas. É notória a diferenciação que também em termos psicológicos tem para uns utentes já de si debilitados, bem como é desmotivadora para os profissionais de saúde que ali trabalham. Uma situação que em nada abona a recente classificação da ULSAM como uma das 10 melhores unidades de saúde no ranking nacional!…  

PUB
  Partilhar este artigo
PUB

Junte-se a nós todas as semanas