Centro de Saúde de Viana reforçado de médicos mas em instalações … degradadas!

Centro de Saúde

As queixas não são novas mas nos últimos meses os utentes perderam a paciência. O caso não tem sido para menos: a falta de médicos fazia com que mais de 3 milhares de pessoas a necessitarem de cuidados de saúde continuassem sem médicos de família. As filas, na perspectiva de conseguirem ocupar uma eventual vaga, juntavam diariamente pessoas na porta do edifício a partir das 7 horas.

 

A gestão cabe à ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) que tem instalações a funcionar na rua Nova de Santana em dois polos: no rés-do-chão a USCP (Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados) e no 1ºandar a USF (Unidade de Saúde Familiar Tiago de Almeida).

Foi para esta última que na passada 2ªfeira se apresentaram ao serviço dois novos médicos Tiago e Ana Lúcia. Nesse sentido, os utentes dos colegas Álvaro Guerreiro (entretanto aposentado) que trabalhava no Centro de Saúde da Meadela e de Carla Jorge que foi embora alegando motivos pessoais, e que têm estado sem médico de família, podem agora inscrever-se pois o sistema de atendimento e marcações terá normalizado. Por outro lado, os utentes da médica Cristina Gomes, em baixa prolongada, também podem inscrever-se para os novos profissionais de saúde que agora chegaram, embora estejam dependentes da aceitação por parte de autorização superior da coordenadora Fátima Fonseca embora nada indique que contrarie a alternativa viável. Uma dor de cabeça que também deixará de ser uma constante para os funcionários administrativos sobre quem recaíam todas as reclamações por parte da população que ali acorre.

O que não se compreende é que estando as duas unidades a funcionar no mesmo edifício, a USF foi beneficiada com obras usufruindo de óptimas condições de trabalho e atendimento, enquanto no piso inferior onde está localizada a USCP as instalações estejam em acentuado estado de degradação, pese embora promessas de melhoramentos constantemente proteladas. É notória a diferenciação que também em termos psicológicos tem para uns utentes já de si debilitados, bem como é desmotivadora para os profissionais de saúde que ali trabalham. Uma situação que em nada abona a recente classificação da ULSAM como uma das 10 melhores unidades de saúde no ranking nacional!…  

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Junte-se a nós todas as semanas