O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, instituição Particular de Solidariedade Social, encontra-se sediado na freguesia de Vilarelho, concelho de Caminha, com as respostas sociais de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
A instituição nasceu com o esforço e dinamismo do Pároco da freguesia, Padre David Fernandes, assim como do apoio da comunidade paroquial.
Entrou em funcionamento a 3 de Outubro de 1994, tendo a sua sede sido benzida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Senhor D. Armindo Lopes Coelho, em 2 de Setembro de 1996. Inicialmente com três funcionárias a apoiar sete utentes em Centro de Dia, a Instituição tem ao longo do tempo expandido a sua área de atividade, cobrindo atualmente uma área geográfica que engloba a União das Freguesias de Vilarelho/Caminha, União das Freguesias de Venade/Azevedo, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, Vilar de Mouros, Argela, Seixas e Lanhelas. Conta com o auxílio logístico de oito viaturas e vinte funcionárias, que apoiam cerca de meia centena de utentes nas suas residências e trinta em Centro de Dia.
Numa época em que crescem as necessidades sociais e diminuem os apoios públicos, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação está no terreno para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade, sobretudo os mais idosos que são indubitavelmente os mais fragilizados.
PUBNo próximo 3 de Outubro de 2024, o Centro Social e Paroquial celebra 30 anos da sua fundação e portanto está a preparar um programa comemorativo, aberto a toda a comunidade, para o dia 5 de Outubro, nas instalações daquela Instituição.
A abertura será com a Eucaristia pelas 16:oo hoas, seguindo com a atuação do Rancho folclórico de Caminha e Vilarelho e um grupo de Concertinas, terminando com a celebração do aniversário.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Contam ainda com uma “tasquinha de comes e bebes” e uma exposição de peças criadas por cada Instituição, com respostas sociais para idosos, subordinada ao tema “Uma instituição, uma família e uma comunidade”, recorrendo a materiais que fazem parte do nosso quotidiano e da nossa identidade local, materiais reciclados e/ou reaproveitados.
Para que a nossa “festa” seja um dia memorável e feliz, desafiam todos os nossos amigos, familiares e comunidade em geral a juntar-se para Celebrar este aniversário.
PUB