Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Cerveira Team Running juntou-se ao protesto contra a mineração da Serra D’ Arga

Manif na Ponte da Amizade

Respondendo afirmativamente ao convite público formulado pelo Movimento SOS Serra d’Arga, na manhã de sábado, dia 19 de setembro, José Gomes, presidente da Associação Cerveira Team Running associou-se na Ponte Internacional da Amizade que liga Vila Nova de Cerveira a Tomiño, a um acto simbólico de união das populações e autarquias das margens do Rio Minho.

A acção consistiu no desfraldamento de faixas em sinal de protesto contra o projeto de mineração que o Estado Português pretende implementar na Serra d’Arga e que, a avançar, poderá colocar em risco o desenvolvimento sustentável e o futuro de toda esta região.

A Serra D’Arga é sem dúvida uma montanha mística com valores culturais e naturais que infelizmente poucos no país conhecem, e que as populações locais teimam em divulgar.

«Esta que é uma terra de lendas, de grandes amores, de santas a quem as mulheres estéreis entregam frangos na esperança de virem a ter filhos» – defende a Associação cerveirense.

PUB

«Montanha sagrada de promessas, de esmolas ao Santo e ao diabo, de romarias ao mítico São João D’Arga. Terra de gente do campo que atrai artistas e turistas e que ainda preserva as suas cascatas e beleza natural. Terra alta onde se pode vislumbrar o mar ali tão perto, mas onde ainda neva durante o inverno. Toda esta união de contrastes faz da Serra D’Arga, com os seus 823 metros de altitude máxima, um verdadeiro santuário natural que urge ser preservado» – alegam em comunicado.

E a terminar, realçam que «Neste momento excepcional a associação CTR esteve ao lado dos que defendem o património natural, cultural, histórico e paisagístico daquele território que, além do mais, também é uma montanha sagrada para a prática da corrida e caminhada de montanha».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas