Cerveira volta a apostar na lampreia do rio Minho

Arroz de Lampreia

Durante os fins-de-semana de fevereiro e março, quinze restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira estão a servir os mais variados pratos de lampreia. A iniciativa “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência” está já na VII edição e está associada a outros eventos da região.

A lampreia faz parte da gastronomia tradicional portuguesa, em especial no território do Vale do Minho. As águas do rio Minho oferecem esta iguaria e Vila Nova de Cerveira tem apostado nos últimos anos na promoção gastronómica que caracteriza a região.

Associado ao evento, o concelho cerveirense apresenta um programa de animação específico para as próximas semanas. Em destaque estão a exposição ‘Um trimestre, um peixe, a lampreia’ patente no Aquamuseu do rio Minho; a iniciativa ‘Namorar Cerveira’ para assinalar o Dia dos Namorados; o regresso, em março, das gargalhadas do ETC…Encontros de Teatro de Cerveira e a comemoração dos 10 anos do espetáculo Queima de Judas.

Além das atividades programadas na agenda cultural, a ‘Vila das Artes’ propõe ainda a descoberta da beleza natural, da arte ao ar livre e em museus ou das várias feiras, nomeadamente, a feira semanal, a Feira de Artesanato e a Feira de Artes e Velharias.

PUB

A iniciativa “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência” é um projeto da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção da lampreia enquanto recurso com forte impacto na economia local.

O programa deste ano e a lista dos restaurantes aderentes é apresentada publicamente esta sexta-feira, 12 de fevereiro, na Fonte das Termas do Peso, em Melgaço.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas