Cerveirense Ricardo Conde foi nomeado presidente da Agência Espacial Portuguesa

Ricardo Conde da Agência Espacial Portuguesa

O cerveirense Ricardo Conde é o novo presidente interino da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space. O Município de Vila Nova de Cerveira congratulou publicamente o engenheiro eletrotécnico e de computadores por esta nomeação de prestígio.

A Assembleia-Geral da Ag√™ncia Espacial Portuguesa escolheu esta semana Ricardo Conde como presidente interino da Portugal Space. A designa√ß√£o acontece ap√≥s a ren√ļncia ao cargo por parte de Chiara Manfletti, a primeira presidente da Portugal Space que antecipou, a pedido da Ag√™ncia Espacial Europeia, o seu regresso √†quele organismo europeu.

Nas palavras do Presidente da C√Ęmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira: ‚Äú√Č com grande orgulho que recebemos a not√≠cia de um cerveirense a ocupar um cargo de tamanho prest√≠gio, sendo que n√£o poder√≠amos deixar de felicitar publicamente Ricardo Conde por esta nomea√ß√£o. Desejamos votos de sucesso no exerc√≠cio das suas novas fun√ß√Ķes‚ÄĚ.

Ricardo Conde, de 54 anos, √© Licenciado em Engenharia Eletrot√©cnica e de Computadores pelo Instituto Superior T√©cnico de Lisboa e tem uma p√≥s-gradua√ß√£o em tecnologias espaciais. Est√° ligado ao setor aeron√°utico e espacial desde 1993, tendo participado em v√°rios programas nacionais e internacionais nesta √°rea, em particular nos segmentos Espa√ßo e Terra. Foi respons√°vel pelo desenvolvimento de neg√≥cios de ‚ÄúGround Segment‚ÄĚ da Edisoft, SA (Grupo Thales) e integra a dire√ß√£o da Ag√™ncia Espacial Portuguesa desde 2019.

Segundo comunicado da Ag√™ncia Espacial Portuguesa, o novo presidente ‚Äúpretende refor√ßar as linhas de orienta√ß√£o tra√ßadas na estrat√©gia nacional Portugal Espa√ßo 2030, promovendo na pr√≥xima d√©cada a cria√ß√£o de mil postos de trabalho qualificados no sector espacial em Portugal, juntamente com a multiplica√ß√£o por pelo menos dez vezes do atual volume de neg√≥cios do setor espacial, de forma a atingir cerca de 500 milh√Ķes de euros em 2030‚ÄĚ.

De referir que a Agência Espacial Portuguesa é uma organização privada sem fins lucrativos, criada pelo Governo português. Tem como principal objetivo promover e fortalecer o espaço em Portugal, atuando como uma unidade de negócio e desenvolvimento para universidades, entidades de investigação e empresas.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
ūüďƬ†Mais de Cerveira