Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Cientistas do INL explicaram o mundo nano em Âncora

No passado sábado, um grupo de 11 investigadores do INL  – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia rumou em direção a Âncora para oferecer uma tarde preenchida com experiências científicas, desenhadas para entusiasmar pequenos e graúdos.

75 participantes dos 3 aos 80 anos não quiserem perder a oportunidade para saber um pouco mais sobre na tecnologia que se centra na manipulação da matéria abaixo dos 100 nanómetros e sobre a ciência que investiga e explora as propriedades inesperadas reveladas pelos materiais à escala nanométrica.

A mostra de ciência que os investigadores do  INL levaram até Âncora, freguesia do concelho de Caminha, deixou os visitantes satisfeitos e com vontade para descobrir mais. “Foi muito interessante e educativo” disse Simões Nogueira, no final da visita. A opinião positiva foi partilhada por Graça Tavares: “Abriu os horizontes sobre a Nanotecnologia. De futuro resolverá muitos problemas na saúde e não só. O meu filho adorou!”.

Tudo começou com um desafio lançado por Agostinho Gomes, presidente da SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, à investigadora do INL Edite Figueiras para fazer uma acção de divulgação sobre Nanotecnologia, na sede da colectividade. A filha da terra não se fez rogada e reuniu prontamente um grupo de colegas que montaram um conjunto de experiências concebidas para demonstrarem as principais características e o potencial deste tecnologia com aplicação transversal em todas as áreas das ciências naturais.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

 

Na hora de fazer o balanço, a investigadora do INL, que contou desde logo com o apoio da direção do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, assumindo todos os custos da organização, mostrou-se satisfeita com a reação do público. «O evento entusiasmou tanto os mais novos como pessoas de mais idade. Tivemos visitantes dos 3 aos 80 anos». Notou, ainda, que «nesta iniciativa, o ‘INL vai a Âncora – Descobre o mundo nano’, levou à população de Âncora e freguesias vizinhas um pouco do que é a Nanociência e a Nanotecnologia», explicou a jovem cientista. Os visitantes ficaram também a conhecer «aquilo que os cientistas fazem no laboratório e o seu contributo para melhorar a qualidade de vida das pessoas», acrescentou. 

PUB

Numa breve intervenção, a investigadora do INL deixou palavras de apreço para os colegas que «abdicaram do seu tempo livre para organizar a mostra de ciência». As palavras de agradecimento estenderam-se à SIRA «pelo convite que me estendeu para trazer um pouco de ciência até à minha terra natal».

«Foi muito gratificante ver a curiosidade e o interesse que o nosso trabalho despertou nos participantes», concluiu Edite Figueiras, deixando a porta aberta para repetir a iniciativa. 

PUB

 

O Programa 

Apresentação: INL Criando valor à nanoescala

Quem somos e o que fazemos? Duração 10 minutos no Salão Principal às 15:00, 16:30 e 18:30.

Explicar ciência com legos

Descobre a natureza e o comportamento das nanoestruturas

O que é a célula unitária? O que são materiais compósitos e como se auto-organizam as nanoestruturas? Como ter areia pronta para ser moldada sem água? Duração 10 minutos 

     

Como detectar nanoestruturas com luz e “agulhas ”

Quando o microscópio não é suficiente para caracterizarmos as nanoestruturas temos de utilizar outras ferramentas. Vem conhecer algumas dessas ferramentas! Também vamos mostrar como se lê e se grava informação num disco rígido. Duração 15 minutos no Salão Principal.

Ferramentas na investigação em Nanomedicina

Desenvolvemos plataformas à escala micro para separação de células doentes de células saudáveis e recorremos a ensaios in vivo para definir concentrações seguras de novos fármacos. Vem conhecer as nossas “ferramentas” vivas e não vivas na investigação da Nanomedicina. Duração 10 minutos 

Nanopartículas de ouro e magnéticas: um material inovador para a Nanomedicina

Existem vários tipos de nanopartículas, como nanopartículas de ouro, magnéticas ou lipossomas e elas podem ser utilizadas na indústria, em hospitais e até em casa. Vem descobrir mais sobre nanopartículas e as suas aplicações!

Duração 15 minutos 

Litografia: Desenhar com a luz

O teu computador e telemóvel estão cheios de nanotecnologia. Como são fabricados os circuitos eléctricos? A litografia é uma técnica que permite desenhar um esquema predefinido sobre um substrato. Vem desenhar circuitos electrónicos connosco!

Duração 15 minutos 

A Nanotecnologia no dia a dia

Olha à tua volta… apesar de não veres imediatamente, há muita nanotecnologia no teu dia-a-dia, em muitos materiais e instrumentos que usas no teu quotidiano. Queres descobrir onde?

Duração 1 hora

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas