CIM e Municípios do Alto Minho implementam plano regional de fogo controlado

O Plano Regional de Fogo Controlado (PRFC) é uma iniciativa da CIM Alto Minho em parceria com os Municípios do território e visa um trabalho intermunicipal de uso do fogo para implementar as ações previstas nos planos municipais e no plano regional.

Isto mediante uma ação integrada e de reciprocidade, envolvendo os técnicos dos gabinetes técnicos florestais e serviços municipais de proteção civil, bem como as unidades de combate existentes (sapadores florestais e bombeiros voluntários, entre outros) e os respetivos baldios, pastores e associações de caça.

 

Entre os dias 07 e 17 de maio, a CIM Alto Minho deu arranque ao Plano Regional de Fogo Controlado, dando apoio técnico, na preparação e execução no âmbito da realização das queimas prescritas. Estas primeiras ações realizaram-se nos concelhos de Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, no cumprimento dos seus respetivos Planos de Fogo Controlado, os quais integram o PRFC do Alto Minho, com o objetivo de queima-piloto para a proteção de zona de interface-urbano-florestal e em pontos estratégicos de gestão (PEG).

PUB

 

Esta ação promovida pelos municípios contou com o apoio das diversas juntas de freguesia na preparação das parcelas. As ações de queima prescrita foram realizadas pelos técnicos dos municípios de Paredes de Coura, Valença e de Vila Nova de Cerveira, com o apoio técnico da CIM Alto Minho, contando ainda com o apoio das equipas de extinção dos corpos de bombeiros voluntários e das equipas de sapadores florestais de Paredes de Coura, de Valença e Vila Nova de Cerveira.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

PUB

Devido às condições meteorológicas e ao adiantado da estação do ano, as ações foram desenvolvidas nas primeiras horas da manhã, permitindo a intervenção com fogo dentro da prescrição técnica e ecológica em cerca de 12 hectares, tendo como únicos objetivos a criação de uma faixa de proteção ao aglomerado rural que ciclicamente sofre o efeito dos grandes incêndios florestais recorrentes.

As ações de queima prescrita a realizar durante o ano 2018 no âmbito do referido Plano Regional de Fogo Controlado do Alto Minho são apoiadas pelo Fundo Florestal Permanente (Realização de Fogo Controlado – Prevenção de Fogos Florestais).

DIA DO SAPADOR FLORESTAL ASSINALADO NO ALTO MINHO

PUB

 

No passado dia 21 de maio, a CIM Alto Minho, em associação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, quiseram marcar o Dia do Sapador Florestal no Alto Minho, através de um convívio com todas as equipas de sapadores florestais do território.

 

Este evento pretendeu não só destacar a importância do papel dos sapadores florestais no Alto Minho, mas também agradecer e enaltecer o trabalho desempenhado por estas equipas que atuam na prevenção durante todo o ano e no combate aos incêndios florestais que ano após ano se propagam no território. Esta ação inédita contou ainda com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal do Município de Viana do Castelo e da equipa de sapadores 21-111 da ACEB e com a participação dos técnicos de acompanhamento, dos GTF e do ICNF.

PUB

 

Associado a este evento decorreu uma ação de capacitação dedicada à importância do rescaldo e à problemática dos reacendimentos, ministrada pelo coordenador de Prevenção Estrutural do ICNF, Marcos Liberal, e pelo técnico Emanuel Oliveira, consultor da CIM Alto Minho.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas