Cineteatro João Verde recebeu conversa e concerto dos Clã

Actuação dos Clã

A música e a conversa voltaram ao João Verde. Desta vez com o grupo do Porto. Os Clã marcaram presença em mais uma iniciativa do “Conta-me histórias”. Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves e Miguel Ferreira representaram o grupo e contaram “estórias” e apresentaram alguns temas.
Ao longo de mais de duas horas de conversa, conduzida pelo programador cultural Artur Silva e pelo consultor editorial Tito Couto, ouviram-se algumas músicas mais antigas e outras mais recentes. A vocalista falava de uma mudança nos figurinos dos elementos. “No início da nossa carreira eu andava sempre de sapatilhas. Agora fui aconselhada a ir de salto alto para os espectáculos, mas já aconteceu partir o salto, quando cantamos a “Asas Delta””. Manuela Azevedo conta que “decidimos ter uma imagem diferente ao disco que estamos a lançar. Neste conseguimos que cada um se arriscasse mais”.
Além do grupo, que nasceu em Novembro de 92, e que já percorreu vários palcos nacionais e internacionais, os elementos, que estiveram no Cineteatro falaram dos outros projectos individuais. Manuela Azevedo falava da importância de abordar diferentes formas de expressões, tendo já passado pelo teatro e dança.

Hélder Gonçalves explicava a razão da criação do “Disco Voador”. “Desde o momento que quase todos os elementos da banda começaram a ter filhos decidimos que deveríamos editar um disco direccionado às crianças. Em Portugal não havia e decidimos fazer para cobrir essa lacuna”. O produtor musical do grupo fala de “um projecto muito divertido” e que levou as famílias aos espectáculos. “Nos concertos tínhamos adultos, mas também crianças e ainda hoje nos pedem para tocar músicas desse disco”, que foi editado em 2011.
“Eu gosto do trabalho colectivo, por isso o disco a solo de Manuela Azevedo não existe”, sublinhava a cantora, que iniciou a sua formação musical num rancho folclórico de Vila do Conde e hoje é uma das vozes femininas mais reconhecidas do panorama musical.
A iniciativa “Conta-me Histórias” é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos portugueses, onde estes revelam alguns pormenores menos conhecidos das suas carreiras. Estas histórias são acompanhadas por algumas das suas músicas mais conhecidas em registo acústico.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
cidalia_meirim_rodrigues@hotmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas