Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

“Clássicos ao Domingo” – Temporada 2024

A Orquestra Filarmónica de Braga (OFB) dá seguimento ao seu grande projecto intitulado “Clássicos ao domingo” que entra assim na sua 3a temporada.


Ao exemplo das temporadas anteriores, o projeto visa a realização de um concerto por mês entre Março e Junho (spring season) e entre Setembro e Dezembro 2023 (Fall season), aos domingos, às 12H00, no Salão Medieval da Reitoria da UM.
O projecto nasceu em 2022 e depois do enorme sucesso da 1a e 2a edições, sempre com casa cheia em todos os concertos, a Orquestra Filarmónica de Braga lança agora a 3a edição – temporada 2024 – deste fantástico projeto.
O dinamismo deste projecto, sempre com solistas diferentes e/ou maestros convidados, apresentando alinhamentos diferentes de grande qualidade, com compositores de várias épocas, cativou muito todo público que esteve presente e que vibrou em todos os concertos. A satisfação é unânime.
“…Ficamos muito satisfeitos com a participação e, sobretudo com a fidelização do público pois houve muitas pessoas que assitiram a todos os concertos e temos recebido muitas felicitações por email e via redes sociais…”
Os grandes objetivos deste projeto são desde logo a captação e fidelização de um público adepto da música de Orquestra ao mesmo tempo que conferimos regularidade de trabalho aos elementos da OFB, segurando
assim o talento existente na nossa cidade, de uma faixa etária jovem, e atraindo com este projecto o talento
exterior (nacional e internacional) com a inclusão de solistas e/ou maestros convidados nos concertos.

Além dos objectivos atrás enumerados, há uma série de outras consequências benéficas para a cidade e para

os cidadãos:
1. Aumento da oferta cultural da cidade neste estilo;
2. Convívio social e/ou familiar a ver um concerto num ambiente acolhedor e num espaço com
condições excelentes para o evento;
3. Criação um evento cultural num horário e num dia em que geralmente não há nenhuma oferta;
4. Dinamização do centro da cidade
a. Atendendo ao horário do concerto pode haver lugar a um passeio familiar e/ou almoço em
família pelo centro histórico da cidade;

PUB

5. Dinamização dos espaços.

Repertório a apresentar

Os programas apresentados nos concertos são sempre muito variados e permitem, além de visitar os compositores clássicos mais conhecidos, dar a conhecer muitos outros grandes compositores, com obras fantásticas, e que não ficaram tão célebres e cuja obra ficou um pouco esquecida e não foi tão admirada.
Além disso, damos a conhecer novos compositores e damos oportunidade de apresentação de obras de compositores actuais e contemporâneos através da estreia mundial de obras ou a primeira apresentação de algumas obras a em território nacional.
Temos sempre presente a apresentação de obras de compositores portugueses sempre que possível.
Em todos os concertos temos a apresentação de um solista e/ou maestro convidados, o que traz sem dúvida uma mais valia ao projeto porque permite a apresentação de grandes talentos, nacionais e estrangeiros, a variedade de repertório e o conhecimento de obras dos países de onde são oriundos os maestros e solistas estrangeiros que nos visitam.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A orquestra

As apresentações de enorme qualidade e rigor musical, e o profissionalismo evidenciado pela Orquestra Filarmónica de Braga em todos os concertos, levaram o público ao rubro. Os comentários sobre os concertos que surgem nas redes sociais e os emails que recebemos dão conta dessa enorme satisfação e apreço.
No ano em que a Orquestra Filarmónica de Braga celebra o seu 10o aniversário, foi lançado em janeiro um CD (o segundo disco da Orquestra) que contém precisamente as melhores gravações dos dois anos de concertos deste projeto e que, por isso, tem o nome de “Clássicos ao Domingo”. O CD poderá ser adquirido pelo público em todos os concertos.

Datas dos concertos

Os concertos terão lugar nas seguintes datas:
Ciclo de Primavera: 24 de Março, 14 de Abril, 12 de Maio e 09 de Junho
Ciclo de Outono: 22 de Setembro, 13 de Outubro, 10 de Novembro e 08 de Dezembro

PUB

Organização e Apoios

Este projeto é uma coorganização entre Orquestra Filarmónica de Braga (que assume toda a programação) e o Município de Braga, e conta com o apoio do Município de Braga, da Reitoria da Universidade do Minho, da Associação Cultural Grupo Canto Daqui e de outras entidades patrocinadoras cujos logótipos constam de toda a publicidade do evento.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas