Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Clube de Leitura do Lions Clube de Vila Praia de Âncora homenageia Pedro Homem de Mello

A Casa do Orfeão acolheu no passado dia 27 de abril a 3.ª sessão do Clube de Leitura do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, dinamizado pela Prof. Dra. Maria Ângela Campos, que tem vindo a granjear cada vez mais interessados dados os temas que vão sendo abordados.

Esta sessão teve como foco os poemas do poeta, professor e folclorista Pedro Homem de Mello, que viveu no Convento de Cabanas em Afife, e constitui uma merecidíssima homenagem do Clube de Leitura ao Poeta, neste ano que passam 120 anos do seu nascimento, e 40 anos do seu falecimento, como bem referiu Maria Ângela Campos.

Uma homenagem saudada pelo Presidente do Lions, Manuel Amial, que deu as boas-vindas aos participantes e se congratulou pelo aumento crescente de adesão do público a esta atividade cultural do Clube, saudando de forma especial a presença honrosa da neta do “Poeta de Cabanas”, a pintora Mariana Homem de Mello.

Foi uma sessão muito interessante, seguida ativamente pelos 21 participantes, que abordou a vida do Poeta nas suas diversas vertentes.

PUB

Foi também uma sessão especial que contou com a presença do professor, músico e pintor Vítor Lima Santos, que acompanhou à viola a leitura do texto em prosa “Gota ou Jota” de Pedro Homem de Mello do Livro “Povo que lavas no Rio” e “Prece” lido por Maria Ângela.

Vítor Lima cantou no final da sessão as canções de Zeca Afonso “Canção de Embalar” e “Traz Outro Amigo também” e de Manuel Freire “Pedra Filosofal”, que foram acompanhadas pela assistência e muito aplaudidas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No momento aberto ao público introduzido pela Dra. Maria Ângela Campos para leitura de poemas de Pedro Homem de Mello, ela própria declamou o poema “Amizade”, seguindo-se o texto em prosa autobiográfico do Poeta “Primeiras lágrimas” pela Ana Maria Moreira e os poemas “Não chorei dos mortos” pelo Dr. Carlos Moreira, “Afife” pelo maestro Francisco Presa, “Pátria” pela prof. Maria Eduardina Presa, “Sei de um Rio” pela prof. Rosa Virgínia Magalhães e “O Bailador de Fandango” por Alberto Magalhães.

Mariana Homem de Mello também interveio para agradecer o convite do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, na pessoa do Manuel Amial e manifestou, na altura, o seu agrado e felicitação à Dra. Maria Ângela pela forma “esclarecida e bonita como apresentou o seu Avô”. Mais tarde, referindo-se a esta sessão, escreveu nas redes sociais “… adorei ter participado. Muitos parabéns por esta iniciativa tão bonita e importante de dar a conhecer melhor os nossos Autores! Aproveito para fazer um agradecimento especial à Dra. Ângela Campos, que gostei muito de conhecer e que fez uma belíssima apresentação da obra do meu Avô. …”. 

PUB

No encerramento da sessão, o Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora felicitou a dinamizadora do Clube de Leitura, Dra. Ângela Campos, pela bela sessão com que brindou os participantes, congratulou-se pela excelente tarde cultural ali vivida na Casa do Orfeão, e entregou ao professor e músico Vítor Lima Santos um Diploma de Reconhecimento pela sua brilhante participação. 

A próxima sessão mensal do Clube de Leitura já está agendada para o dia 25 de maio, pela mesma hora e local, estando em análise o Livro “Os Anos” da francesa Annie Ernaux, nascida em 1940, Prémio Nobel da Literatura 2022.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas