O Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) foi fundado, no dia 1 de dezembro de 1974, por quatro jovens castelenses, os quais, face ao marasmo cultural em que a freguesia se encontrava mergulhada, sentiram necessidade da criação de uma associação, que visasse o seu desenvolvimento cultural e recreativo.
Lançada a semente à terra, tornava-se necessário que a mesma germinasse, e desse fruto, o que na realidade veio a acontecer, face à rápida adesão ao projeto por parte de muitos castelenses irmanados do mesmo ideal.
As atividades desenvolvidas pela Associação foram variando ao longo dos anos, tendo algumas ficado pelo caminho, não só por falta de instalações apropriadas, mas também por falta de pessoal, como aconteceu com a projeção de filmes e a manutenção do grupo de teatro.
Há, no entanto, duas secções que perduram desde a sua criação e que são “a menina dos olhos” do “GRECANE”: a publicação do jornal “Monte do Castelo”, iniciada em 26 de janeiro de 1975 e o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, fundado em 22 de março de 1975.
PUBEsta duas atividades constituem as pedras basilares da Associação, pela importância que têm no desenvolvimento cultural e recreativo da freguesia:
O jornal Monte do Castelo, pelo papel fundamental que vem desempenhando na ligação das freguesias de Castelo do Neiva e de Chafé com os seus emigrantes espalhados pelo mundo; O Grupo Folclórico, pelo relevo que alcançou no país, e além-fronteiras, ao levar o nome de Castelo do Neiva, de Viana do Castelo e de Portugal a diversas partes do mundo, desde a Europa à América do Norte, até à longínqua Ásia, nos prestigiados festivais internacionais de folclore em que participou. Face à autenticidade dos seus trajes, e das suas danças, fruto de uma recolha etnográfica realizada junto da população mais idosa da freguesia, o Grupo Folclórico foi admitido como sócio efetivo da Federação do Folclore Português, sendo, também, sócio fundador da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM).
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Em 2001, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu aos seus membros o diploma de Cidadãos de Mérito, pelos relevantes serviços prestados à comunidade vianense, na preservação do património cultural.
PUBPara além das referidas atividades destacam-se, ainda:
A nível desportivo, a organização, desde 1986, da prova de corta-mato, denominada “Prova do Triângulo”, inicialmente em conjunto com a Associação Desportiva e Cultural de Neiva e a Associação Cultural de Chafé;
A nível cultural, a criação de uma biblioteca, com mais de 1500 livros, denominada “Biblioteca Padre Dr. David Fernandes”, em homenagem a este sacerdote castelense, pelo seu relevante contributo, na dinamização cultural da freguesia; a criação da Escola de Folclore D. Olívia Rigor, em homenagem a esta cidadã castelense, pelo seu contributo decisivo no ensino das danças e cantares, que hoje constituem o reportório do Grupo Folclórico.
PUBA nível recreativo, encontra-se em atividade o grupo de bombos, fundado em 1979 o qual, após alguns anos de inatividade, reiniciou a sua atividade em 2003, com o nome de Zés Pereiras “Os Trambolhões”, tendo, desde, então, para além de participações internacionais integradas nas deslocações do Grupo Folclórico ao estrangeiro, realizado diversas atuações a nível local e nacional.
O GRECANE é uma associação cujo mérito é reconhecida por várias entidades públicas, pelo papel relevante que tem vindo a desempenhar no desenvolvimento e preservação do património cultural da freguesia, o que lhe valeu a atribuição pelo Governo, em 21/05/1998, do estatuto de Instituição de Utilidade Pública;
No ano de 2005, recebeu o prémio Associativismo Juvenil atribuído pelo Instituto Português da Juventude;
Em 20 de janeiro de 2020, o Município de Viana do Castelo atribui-lhe o título de “INSTITUIÇÃO DE MÉRITO”;
PUBÉ uma coletividade filiada na INATEL.