Como prevenir um AVC (acidente vascular cerebral)?

– Como prevenir um AVC (acidente vascular cerebral)?

(Pergunta enviada por Maria de Fátima  Meira, de Viana do Castelo)

 

Dr. Tiago Araújo – O AVC isquémico ( infarte cerebral) e AVC hemorrágico (hemorragia cerebral) ,são responsáveis pelo internamento de mais de 25000 doentes por ano, com elevado grau de incapacidade. 50% dos doentes ficam com limitações da sua vida diária.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a maior causa de mortalidade em Portugal. Em 2012 , de 23 000 mortes provocadas por este tipo de patologia,16 mil foram por AVC.

Para prevenir, é necessário controlar os factores de risco como hipertensão arterial, colesterol,tabagismo, álcool, sedentarismo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O principal factor de risco para o AVC hemorrágico é a hipertensão arterial. Quando devidamente controlada, reduz significativamente a taxa de incidência de AVC hemorrágico. A fibrilhação auricular é o principal factor de risco AVC isquémico que, devidamente controlado (hipocoagulado), também diminuiu a sua incidência.

Para diminuir o risco de AVC é necessário fazer uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal e gorduras, fazer exercício físico e deixar de fumar.

 

  Partilhar este artigo