Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Concurso para a Concessão da antiga Pousada D. Dinis vai avançar

O deputado do PS eleito por Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, pediu ao novo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, numa audição no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2019, que lance o concurso público para a concessão dos edifícios da antiga Pousada D. Dinis, inseridos no Castelo de Vila Nova de Cerveira.

 

José Manuel Carpinteira lembrou que o imóvel “está devoluto há vários anos e em crescente degradação” e que apesar de ter sido incluído na primeira listagem do REVIVE, “uma relevante iniciativa deste Governo com o objetivo de promover a requalificação de imóveis do Estado, devolutos e com elevado valor patrimonial, cultural e histórico, rentabilizando-os para fins turísticos, a favor do país e, em particular, das regiões abrangidas”, o concurso público acabou por ainda não ser lançado. Em resposta o governante informou que existem ainda algumas questões locais por resolver, mas o lançamento do concurso poderá ocorrer até junho de 2019.

 

PUB

O socialista questionou ainda Siza Vieira sobre a possibilidade de um reforço de verbas para a cooperação transfronteiriça. “Os 10 municípios do Alto Minho e 16 da Galiza constituíram o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do rio Minho, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e da coesão desta região de fronteira”, recordou, questionando sobre, se para além da vontade política, se prevê um reforço de verbas para a cooperação transfronteiriça, nomeadamente para o AECT do rio Minho. O secretário de Estado da Valorização do Interior revelou que está previsto um reforço dos apoios.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O deputado aproveitou também a oportunidade para felicitar o Governo por apresentar, neste Orçamento, algumas medidas estratégicas para valorizar o interior do país. “Para além dos programas de apoio à valorização do interior acresce que as empresas que queiram instalar-se em territórios com pouca população passarão a contar com uma ‘via verde’ para investir”, enalteceu, sublinhando que “é uma boa forma de apoiar o esforço das empresas”.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas