Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Condutores de Arcos de Valdevez abastecem cada vez mais na Galiza

Mantém-se acentuada a diferença de preços dos combustíveis entre os mercados português e espanhol. No caso da gasolina, a poupança, em média, no país vizinho, pode chegar aos 24 cêntimos por litro, enquanto a discrepância, em relação ao gasóleo, ronda os 13 cêntimos. O posto de Malleta, em Lobios (Galiza), a escassos oito quilómetros da fronteira do Alto Lindoso, é, por isso, bastante procurado pelos condutores que moram perto da raia, incluindo muitos arcuenses.

Contas feitas, um automobilista que ateste o carro no país vizinho com sessenta litros de gasolina gasta 14,4 euros a menos do que em Portugal, e, juntando um bidão (homologado), de 20 litros de gasolina, lucra mais 4,8 euros, daí decorrendo uma poupança global de 19,2 euros. No caso do gasóleo, por um abastecimento de sessenta litros na vizinha Galiza, há uma economia de 7,8 euros.

A disparidade resulta da elevada carga fiscal aplicada no mercado português. Segundo dados da Comissão Europeia, antes dos impostos, os combustíveis são mais baratos em Portugal, mas, paradoxalmente, acabam por encarecer com os impostos que são praticados – estes pesam 68% em relação à gasolina e 60% no gasóleo.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Esta terça-feira, 17 de maio, no posto de Malleta, em Lobios, o litro de gasolina estava a 1,23 euros, cerca de 24 cêntimos a menos do que o preço praticado nas principais gasolineiras portuguesas, enquanto o gasóleo custava 1,076 euros (o litro), 13 cêntimos a menos do que nos postos nacionais de referência.

A propósito, o preço da gasolina (1,47 euros) e do gasóleo (1,204 euros) – valor médio fixado, no mesmo dia (17 de maio), pelas três principais operadoras no mercado português (Galp, BP e Repsol) – explica a “fuga” dos condutores alto-minhotos para os postos de abastecimento na Galiza, isto enquanto do lado de cá alguns dos revendedores estão perto da insolvência. 

PUB

Poupar 24 cêntimos por litro de gasolina é, segundo cliente assíduo de S. Jorge (Arcos de Valdevez), “lucrar bom dinheiro”, pelo que compensa atravessar a fronteira para encher o depósito e, se for caso disso, fazer compras de mercearia e de artigos para o lar nos espaços comerciais de Lobios. “A maioria dos clientes deste posto [Repsol] vem de Portugal”, confirma o operador de serviço de Malleta, no instante em que abastecia o carro de uma condutora de Soajo (Arcos de Valdevez). De resto, muitos dos clientes portugueses costumam aproveitar a deslocação a este posto para desfrutarem, nas proximidades (poucos quilómetros), das águas termais do rio Caldo, usufruindo das capacidades terapêuticas desta estância.

PUB

Com os aumentos desta segunda-feira, 23 de maio, os preços aos consumidores dispararam desde o início de 2016 entre 14 e 15 cêntimos. Apesar disso, o imposto sobre os combustíveis baixou apenas 1 cêntimo, “desconto” logo anulado com o aumento verificado no passado dia 16 de maio.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas