Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas em Paredes de Coura

a1

A “Meteorologia no Noroeste Peninsular” bem como as “Alterações climáticas no Noroeste peninsular – Passado, presente e cenários futuros” merecem particular atenção no 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas, que sábado, 16 de novembro, reúne em Paredes de Coura alguns dos maiores especialistas da matéria de um e do outro lado da fronteira.
Promovido pelo Município de Paredes de Coura em pareceria com o Agrupamento de Escolas de Freixo, MeteoFreixo e Cenfipe-Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, este 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas tem como propósito reunir diferentes especialistas, de Portugal e Galiza, abordando esta temática em diferentes perspetivas da didática (educação), tecnologia, riscos/proteção civil, arquitetura sustentável, paleoclimas, modelos de previsão e sustentabilidade energética.

Assim, os 120 participantes deste congresso terão pela frente amplos espaços de discussão, divididos em dois painéis, sendo o da manhã mais técnico e dedicado à meteorologia, enquanto que o da tarde será mais abrangente e dedicado às alterações climáticas, impactos e exemplos de resiliência na Euroregião Norte de Portugal/Galiza.

No que toca a principais intervenientes, pelo Centro Cultural de Paredes de Coura vai passar o professor Xacobo de Toro, premiado no ano passado como o quinto melhor professor de ensino público de Espanha, referenciado pela sua inovação pedagógica. A videocriação, a gamificacão, o vídeo interativo através da plataforma Edpuzzle e o clube de ciências são algumas das estratégias na abordagem da meteorologia no meio escolar e que neste congresso o professor Xacobo de Toro vem partilhar.

De destacar também a presença do professor catedrático Luciano Lourenço, da Universidade de Coimbra, reconhecido como o maior investigador de riscos naturais de Portugal. Luciano Lourenço irá apresentar as áreas de risco mais vulneráveis do Norte de Portugal e os seus impactos no meio. Também o professor e geólogo Diamantino Pereira, da Universidade do Minho, vem apresentar os testemunhos geológicos que comprovam os diferentes climas do passado que tivemos no norte de Portugal.

PUB

Para além destes reconhecidos especialistas, o 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas também tem a presença de ambientalistas, com destaque para a arquiteta Aline Guerreiro, dirigente da Quercus–Associação Nacional de Conservação da Natureza e com trabalho no âmbito da eficiência energética de edifícios.

Paralelamente às comunicações, também serão apresentados dois projetos escolares de clubes de meteorologia. Um deles é o “MeteoFreixo”, do Agrupamento de Escolas de Freixo, com um grupo de alunos a apresentar a criação de nova função de cálculo de risco de incêndio e geada. O outro trabalho de sucesso é o “Meteo Escolas”, de Vigo, premiado pelos serviços meteorológicos galegos como o melhor projeto escolar.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas