Contrato de comodato com Associação Recreativa e Cultural de Nogueira

Comunicado de Imprensa
Associação Recreativa e Cultural de Nogueira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Associação Recreativa e Cultural de Nogueira vão celebrar um contrato de comodato, através do qual a autarquia cede à coletividade o Edifício Escolar – Escola Primária de Nogueira para a instalação da sua sede. Proposta foi aprovada por unanimidade em reunião camarária desta quarta-feira.

Prosseguindo com a política de dinamizar e devolver os edifícios das antigas escolas primárias do concelho – encerradas na sequência da reforma do parque escolar – para usufruto da população, a autarquia cerveirense vai avançar com a formalização deste contrato de comodato com Associação Recreativa e Cultural de Nogueira.

O objetivo desta coletividade é conferir uma utilização condizente com a disseminação dos valores da cultura popular concelhia, ocupando aquele espaço para sede e, simultaneamente, para um núcleo interpretativo dos saberes tradicionais ligados ao linho.

Para o edil cerveirense, a decisão da autarquia de ceder estes espaços nas antigas escolas para as associações “visa proporcionar um espaço físico para que as várias associações possam exercer as suas atividades com qualidade, garantindo a continuidade dos edifícios e dos elos afetivos com a comunidade envolvente, mantendo estes espaços vivos”. Fernando Nogueira elogia ainda o trabalho desenvolvido por esta coletividade de vocação cultural que privilegia a relação o meio e a interatividade.

O presente contrato terá a duração de 30 anos, renovável por igual período de tempo, se não for denunciado por qualquer das partes contratantes.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

As danças do mundo voltam a pisar o palco da ‘Vila das Artes’

Espetáculo repleto de cor, ritmo, alegria e cultura. O ‘Mundo a Dançar’ volta ao Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, na próxima quinta-feira, à noite. A edição 2015 do Festival Internacional de Danças Folclóricas conta com grupos folclóricos do Brasil, Rússia, Taiwan e Ucrânia. Entrada gratuita.

VNC 04/08/15

Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), este festival – que percorre nove concelhos do Alto Minho – apresenta vários grupos de folclore oriundos de diferentes cantos do mundo, onde cada um apresenta, através da dança e da sua cultura, um espetáculo de qualidade distinta.

Este ano, o palco do Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira recebe os grupos do Brasil, Rússia, Taiwan e Ucrânia.

Numa organização da Câmara Municipal e do Folkmonção – Casa do Povo de Barbeita, ‘O Mundo a Dançar’ em Vila Nova de Cerveira, está agendado para quinta-feira, 06 de agosto, às 22h00, no Auditório Municipal, com entrada livre.

 

Descrição dos grupos presentes na ‘Vila das Artes’

Brasil

O Centro de Tradições Gaúchas Rancho da Saudade, entidade sem fins lucrativos, divulga a cultura gaúcha. A sua sede é no município de Cachoeirinha no estado do Rio Grande do Sul. Ao longo de seus 24 anos de existência destaca-se pelo espetáculo de danças tradicionais do sul do país, danças birivas e criações coreográficas próprias. Participa anualmente no maior concurso amador da América latina o Encontro de Arte e Tradição – ENART (o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a UNESCO), sendo o atual vencedor do evento, além de ter vencido também outras quatro edições. Conta com participações internacionais na Bélgica, França, Holanda e Portugal.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas