Coura: Aposta no vegetarianismo até no jantar de Natal

Cartaz

O município de Paredes de Coura realizou na passada segunda-feira mais uma edição do habitual jantar de Natal que reúne todos os funcionários e os membros do executivo camarário. A novidade, este ano, foi a possibilidade dos participantes no repasto aderirem a uma ementa vegetariana.

Deste modo, além do conhecido Bacalhau à Miquelina, prato tradicional da gastronomia courense, o jantar natalício da câmara de Paredes de Coura tinha à disposição dos convivas um outro prato, o Folhado Vegetariano, sendo que um quarto dos cerca de 170 participantes no convívio optou por esta hipótese. Além disso, outros houve que resolveram aliar os dois pratos e, desta forma, experimentar também a alternativa vegetariana.

O jantar, servido por um restaurante local, teve lugar na Escola do 1º Ciclo de Paredes de Coura e incluiu, também, a atribuição de um presente aos filhos dos funcionários que tivessem até 12 anos. No caso, tratava-se de um vale de compras no valor de 15 euros, que poderia ser trocado por compras no comércio courense.

Com esta introdução de um menu vegetariano no jantar de Natal, o município continua a sua aposta na divulgação e promoção dum estilo de vida mais saudável, ligado ao vegetarianismo. Ainda em Julho último, numa organização da autarquia, o concelho acolheu o 1º Congresso Internacional “Paredes de Coura Vegetariana, que durante dois dias contou com a participação de algumas centenas de pessoas, que participaram em conferências e debates e partilharam refeições exclusivamente vegetarianas.

PUB

Na altura, foram oradores neste evento diversas figuras públicas que optaram por este estilo de vida e ainda elementos ligados a plataformas de defesa dos animais, incluindo do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, partido político que logrou eleger um deputado nas Legislativas de Outubro último. Esta força política, aliás, não poupou, agora, elogios à decisão da Câmara Municipal de Paredes de Coura de juntar uma alternativa vegetariana ao tradicional jantar de Natal.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas