Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Coura e Universidade do Porto promovem empregabilidade

Assinatura do protocolo

A Câmara Municipal de Paredes de Coura foi uma das 16 que assinou, esta semana, um protocolo de colaboração com a Universidade do Porto que visa o reforço da ligação entre o meio académico e o universo das empresas implantadas no concelho. O objectivo, explicou o reitor daquela universidade, é ter os municípios como intermediários junto do tecido empresarial.

Para Vítor Paulo Pereira, presidente da autarquia courense, “esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos e à nossa estratégia de criação de dinâmica económica e qualificação do emprego em Paredes de Coura. Não podemos ficar fechados sobre nós mesmos quando o mundo se ultrapassa a cada instante“. O autarca explica que “este raciocínio é válido para todos: pessoas, entidades públicas e, mas sobretudo, para as empresas”, acrescentando que “num contexto de concorrência à escala mundial, só as empresas que souberem entender o verdadeiro valor das ideias, do conhecimento, e perceber que é dele que vêm a inovação e o valor acrescentado terão futuro”.

Na cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Reitoria e que se alargou à assinatura de um memorando de entendimento entre a Universidade do Porto e as universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo (Espanha) para a criação de iniciativas comuns de promoção da empregabilidade, o presidente da Câmara de Paredes de Coura não escondeu a satisfação pelo envolvimento do seu município em mais esta iniciativa. “Sentimo-nos honrados por uma instituição de referência no ensino superior, como é o caso da Universidade do Porto, referenciar o trabalho que temos vindo a fazer na captação de investimento e relacionamento com as empresas”, sublinhou Vítor Paulo Pereira, acrescentando que “a Câmara Municipal de Paredes de Coura deve ter a iniciativa de ir à procura dos melhores parceiros, como é o caso da Universidade do Porto, para dar resposta às necessidades das empresas, dando-lhes mais tempo para se concentrarem no que realmente é importante: inovar e produzir. Esta é a nossa forma de perspetivar o desenvolvimento, a empregabilidade e de promover a fixação da população no nosso concelho”.

Com a assinatura deste protocolo, a Câmara de Paredes de Coura obriga-se à divulgação dos projetos criados pela Universidade do Porto, bem como ao acolhimento sem custos de candidatos selecionados por ambas as partes. O município também se compromete a apoiar nas matérias relacionadas com as divulgações de oportunidades de estágios e empregos.

PUB

Com a assinatura do protocolo com estes 16 municípios, elava-se para 31 o total de autarquias com que a Universidade do Porto tem este tipo de parceria. Além de Paredes de Coura, também celebraram protocolo os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Barcelos, Fafe, Guimarães, Lousada, Melgaço, Maia, Oliveira de Azeméis, Ovar, Póvoa de Varzim, Paredes, Santa Maria da Feira, Trofa e Vale de Cambra, numa cerimónia que contou com a presença de Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, para quem esta iniciativa “permite criar mecanismos de contacto que podem ser muito úteis para propiciar oportunidades como estágios, ofertas de emprego ou outro tipo de iniciativas que as câmaras e as universidades decidam promover”.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas