Coura moderniza iluminação pública… mas não acende ainda a luz

Candeeiro a petróleo

A Câmara de Paredes de Coura vai proceder à remodelação de parte da rede de iluminação pública do concelho, substituindo as antigas luminárias por outras com tecnologia LED. A nova tecnologia permitirá reduzir a factura mas não trará com ela o desejado reacender da luz pública durante toda a noite.

O investimento na substituição das luminárias ronda os 53 mil euros e estará a cargo de duas empresas da região, uma de Viana do Castelo e outra de Caminha. Os trabalhos, que não serão, pelo menos para já, aplicados à totalidade da rede de iluminação pública, deverão começar nas próximas semanas.

Esta operação de modernização tecnológica, contudo, apesar de representar uma redução da factura energética do município courense, não está relacionada com os cortes na iluminação pública que se verificam no concelho desde 2011. Com efeito, desde essa altura que, na vila de Paredes de Coura, durante a noite e madrugada, parte dos candeeiros é desligado. Já nas freguesias fora da vila, o corte é total, durante algumas horas.

Uma situação que continua a gerar críticas por parte dos moradores mais afectados. A medida data do último mandato de Pereira Júnior à frente da Câmara de Paredes de Coura e foi até motivo de crítica na campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas, altura em que Décio Guerreiro, então candidato do PSD à autarquia, chegou mesmo a dizer que, por ele, cortava no orçamento da Cultura, para voltar a acender a luz.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas