Coura “partilha a diferença” no Dia da Pessoa com Deficiência

Paulo Azevedo

Paredes de Coura assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência durante a próxima semana, com várias actividades que pretendem alertar para a sensibilização e educação para o respeito pelo outro. Destaque para a realização de uma palestra com a presença de vários cidadãos portadores de deficiência, entre os quais o actor Paulo Azevedo, que vai partilhar a sua experiência de vida.
O Dia Internacional da Pessoal com Deficiência assinala-se no próximo dia 3 de Dezembro, mas em Paredes de Coura, a próxima semana vai ser toda ela aproveitada para levar a efeito uma série de iniciativas relacionadas com esta temática. O objectivo é sensibilizar, consciencializar e educar para a cidadania e o respeito pelo outro, e ao mesmo tempo trabalhar na prevenção de comportamentos de risco junto dos mais jovens.
A organização resulta duma parceria da Câmara Municipal com diversas instituições do concelho, nomeadamente o projecto Couracção (CLDS) e o Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia e ainda entidades ligadas à educação, como o Agrupamento de Escolas, o OUSAM e a EPRAMI. Os jovens em idade escolar são, aliás, o principal público-alvo deste conjunto de iniciativas e também os principais intervenientes nas várias actividades. São eles que, por exemplo, vão dar vida ao “Percurso dos Sentidos” que basicamente resulta num trajecto que instalado em frente aos Paços do Concelho onde os alunos vão poder experimentar as circunstâncias de vida e as dificuldades que sentem no dia-a-dia as pessoas com diferentes deficiências, nomeadamente a cegueira ou ambliopia e dificuldades motoras.
Mas os jovens vão também ter um papel activo, ao longo da semana, na melhoria das condições de vida dos cidadãos com deficiência. Isto porque vão ser criadas brigadas de alunos que vão percorrer a vila de Paredes de Coura com uma missão clara e definida: identificar os pontos negativos e positivos no que respeita a acessibilidades. Em foco vão estar, além das próprias ruas, os edifícios municipais e os locais onde funcionam serviços públicos, muitos dos quais, em 2015, continuam a não apresentar condições para o acesso a cidadãos portadores de deficiência. Estas brigadas vão tentar, também, apresentar soluções para eliminar as barreiras que encontrem pelo caminho. Os resultados do levantamento e as propostas que surgirem na sua sequência, vão, depois, ser apresentadas ao executivo municipal.
A semana chega ao fim com a realização de uma palestra que será também uma partilha de histórias de vida. Intitulada “Partilhar a diferença”, esta iniciativa reunirá no Centro Cultural de Paredes de Coura alguns cidadãos courenses portadores de deficiência, que vão dar o seu testemunho e partilhar a sua experiência e como todos os dias se superam. A estes juntar-se-á, também, Paulo Azevedo, conhecido actor que já participou em algumas telenovelas, mostrando que é possível ultrapassar uma condição de deficiência e acreditar na concretização dos sonhos. Este evento decorre na sexta-feira e tem duas sessões: uma primeira às 14 horas, destinada ao público escolar, e uma outra, às 21.30 horas, dirigida ao público em geral.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas