Covas requalifica Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

As obras de requalificação do edifício do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, tiveram como resultado um espaço mais moderno, acessível e funcional para todos os utentes. A remodelação teve um investimento total de 386 mil euros, cofinanciado em 60% pelo ON.2.

Contruído a 20 de abril de 1991, há alguns anos que o Centro Paroquial e Social de Covas, responsável pelo equipamento, procurava avançar com uma requalificação do edifício de forma a proporcionar melhores condições de utilização aos utentes. A remodelação tem ainda como objetivo aumentar o número de beneficiários abrangidos pelas respostas sociais desenvolvidas pela instituição.

O novo equipamento está dimensionado para uma capacidade de 30 utentes para Centro de Dia e de 45 para o Serviço de Apoio Domiciliário na freguesia de Covas, mas também à população vizinha de Gondar e Mentrestido. Neste momento, e mediante acordo com a Segurança Social, contabilizam-se 20 utentes para o centro de dia e 38 para o apoio ao domicílio.

Num investimento total de 386 mil euros, com uma taxa de comparticipação do FEDER em 60%, o objetivo foi recentemente concretizado após a colaboração de várias entidades. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apoiou a empreitada com a elaboração do projeto, a submissão de candidatura apresentada ao Aviso REECL/1/2014 (Overbooking) do Programa Operacional ON.2, no âmbito de Equipamentos para a Coesão Local, designadamente equipamentos sociais, e a fiscalização da obra.

A intervenção visou responder às insuficiências existentes – degradação resultante do uso e dos agentes climatéricos e lacunas ao nível das soluções construtivas – e requalificar o edifício, bem como os espaços exteriores contíguos, de modo a assegurar níveis de conservação, segurança, salubridade e conforto compatíveis com a utilização do edifício sem afetar a qualidade arquitetónica do projeto inicial. Pretendeu-se ainda cumprir a legislação em vigor em matéria de segurança contra incêndios e de respostas sociais que a instituição desenvolve.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas