Criado Clube de Yoga no Agrupamento de Escolas de Monção

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde – Haja Saúde, foi criado o Clube de Yoga no Agrupamento de Escolas de Monção. Os alunos têm a oportunidade de participar em duas aulas por semana, com a duração de noventa minutos cada uma. Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para o equilíbrio físico, emocional e mental dos alunos,  com inspiração em métodos milenares. Esta é uma disciplina que favorece o desenvolvimento integral do ser humano.

Intelecto, emoções e corpo estão interligados e todo o conjunto actua na aprendizagem. Aprender a observar-se, estar presente com atenção plena em cada movimento e ter consciência da respiração permite aos alunos desenvolver a coordenação e a concentração. Procura-se o equilíbrio e a harmonia entre as diferentes componentes do ser. Libertar tensões através do relaxamento e da respiração proporciona tranquilidade. Uma mente calma é uma mente criativa.

Esta prática ajuda os alunos a manterem posições corretas para melhor aprenderem, a melhor respirarem, a saberem relaxar, a concentrarem-se, a terem melhor relacionamento com eles próprios, a reforçarem a ligação mente-corpo, beneficiando o bem estar e a aprendizagem.

Dá-se ênfase ao saber ser, promove-se um estado de presença com atenção plena,  toma-se  consciência de si e dos outros.

PUB

A ideia de difundir o Yoga na Educação começou com a  R.Y.E (Recherche sur le Yoga dans l’Éducation), associação fundada em 1978 por Micheline Flak, atual conselheira internacional em Ciência da Educação e pioneira da introdução desta prática nas escolas em França e na Europa. Atualmente, já existe a EURYE, federação europeia de Yoga na Educação, fundada no ano 2000. O Yoga tem sido implementado nas escolas públicas em França desde 2013, com reconhecimento do Ministério da Educação. No nosso país, os esforços da R.Y.E Portugal continuam no sentido de levar esta disciplina à escola pública.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas