Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Crianças do IPO recebidas em Ponte da Barca num “Natal com sabor a família, esperança e VIDA”

Crianças do IPO do Porto  passam ceia de Natal em Ponte da Barca

Assim foi a ceia de natal do serviço de pediatria do IPO do Porto em Entre Ambos-os-Rios.

Todos os anos o serviço de pediatria do IPO do Porto, com apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro, reúne esforços para dar às crianças em situação de doença uma ceia de Natal diferente, fora do contexto hospitalar. E este ano não foi exceção. O local escolhido: as casas de turismo do empresário Júlio Calçada na região de São Miguel de Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca.

 

As quatro casas de turismo do empresário abriram as portas a 30 crianças e 10 responsáveis entre médicos, enfermeiras e docentes, que vieram para festejar o Natal numa ceia que juntou aqueles que durante todo o ano vivem juntos numa luta que os faz tornar-se uma verdadeira família. E esse é o sentir desta Ceia de Natal: pessoas que partilham as mesmas vivências, mas que celebram a vida, apesar dos pesares. 

PUB

Filomena Maia, docente do serviço de pediatria do IPO e organizadora do evento explica. “Para nós é uma alegria poder festejar estas datas fora do hospital.  Trazemos as crianças connosco e assim os pais ficam, durante o fim-de-semana, com algum tempo de partilha entre casal, que também é importante”. Estre grupo de crianças e jovens, vivem as diversas realidades que o cancro tem: aquelas que estão atualmente em tratamento, aquelas que estão em manutenção e aquelas que já estão livres da doença, mas em observação durante os próximos cinco anos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Como comenta Maia, “cada uma destas crianças está a viver uma realidade diferente, mas todos se compreendem e entreajudam. Nós aprendemos deles, da força que têm. Vivem cada experiência intensamente, e para eles a ceia de Natal é o ponto alto do ano! Adoram esta tradição”.

PUB

O salão onde se realizou o jantar foi todo ele decorado pelas próprias crianças as quais durante o dia foram buscar musgo, folhas e azevinhos para elaborar as diferentes peças de decoração que engalanavam o espaço…presépios feitos de cortiça e guardados dentro de caixas de vinho, coroas de Natal perfeitamente redondas e cheias de cor, arranjos florais encima das mesas; todos eles elementos cheios de luz, uma luz sem igual…a luz que emana das coisas quando são feitas com ilusão, amor e esforço. “Para nós cada feito conseguido é uma batalha ganha. Vivemos cada dia intensamente. Deixam de importar as coisas fúteis e vemos o mundo com mais compaixão, com mais amor”, afirma Rita, uma jovem de 21 anos, membro do grupo dos veteranos voluntários do serviço de pediatria do IPO.

O grupo de veteranos voluntários é conformado por uma série de jovens que atualmente encontram-se livres da doença, mas que no passado, em idade pediátrica, também lutaram contra a doença e viveram no serviço de pediatria do IPO e hoje em dia, trabalham como voluntários dando apoio não só as crianças, mas também aos pais delas.

PUB

 

Júlio Calçada, empresário na área do turismo em conversa com o MD confidenciou que “para o ano, se eles quiserem voltar os receberei com todo o gosto. Foram muito simpáticos e carinhosos. Convidaram-me para jantar com eles e no fim deram-me um presépio feito pelas mãos das crianças”, conta.

A estadia do grupo do IPO neste complexo de casas de turismo sediadas no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, na aldeia de Entre Ambos-os-Rios, foi oferecida pelo empresário assim como o jantar e o almoço de Natal, foi elaborado pelo restaurante O Lobo -também da localidade- e as doçarias típicas do natal foram oferecidas pelo supermercado Spar, de Ponte da Barca, assim como por residentes e demais pessoas que quiseram colaborar com uma causa tão nobre.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas