Editorial

Crónicas de Trazer por Casa: Os benefícios do vírus
Zita Leal

Zita Leal

Zita Leal

Professora

(Aposentada)

Recordo um texto muito interessante de há muitos anos atrás. Talvez alguns se lembrem de o ouvir ou ler. O título? “ Os malefícios do tabaco “. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Vários eram apontados, justificados mas não foram determinantes no afastamento do mesmo. É que apesar de todos os “ males “ o cigarrinho ajudava nas tristezas, nas angústias do dia a dia de quem fumava. Há sempre duas caras em qualquer realidade e com o tabaco assim aconteceu.

Com este corona o caso muda de figura. Ele mata mesmo e não vem disfarçado numa embalagem atractiva como eram as do Camel bem desenhadas e cheirosas. Os malefícios são terríveis, lançam o pânico no mundo e eu que tento encontrar sempre um lado mesmo ínfimo de bondade em qualquer realidade por muito má que seja, não encontro nada neste corona. Tenho um grande amigo, Gafanhão de gema, sábio e perspicaz que me diz às vezes “ só te falta a auréola na cabeça “ quando se dá conta que sou tansa e estupidamente ingénua nesta mania de tentar encontrar algo de bom em tudo. Fico “ abaixo de cão “ mas não aprendo.

Voltando ao vírus: nesta última semana recebi três telefonemas de amigos que a vida tem afastado só para saberem de mim, da saúde, da solidão, da velhice… BENEFÍCIO do vírus? Outros de convivência normal a oferecerem-se para irem às compras por mim, à farmácia, ao médico… BENEFÍCIO do vírus? Gente de todos os quadrantes políticos, sociais, religiosos a porem em prática o lema do Benfica “ Um por todos e todos por um “… BENEFÍCIOS do vírus? Anjos de saúde sem cuidarem se é pública ou privada que o que importa é salvar?… BENEFÌCIO do vírus? Crianças a poderem brincar no cheiro do lar, a jogar consola com o pai, a cantarolar modinhas infantis com a mãe que teve que perguntar à avó como eram porque nunca tinha tido tempo de as cantar à filharada?… BENEFÍCIOS do vírus?…

Meu amigo Zé, queres ver que desta vez acertei em cheio e encontrei a Solidariedade a crescer à conta do Corona?

E escusas de vir achincalhar -me com a pretensa auréola.

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas