Editorial

D. JOSÉ PEDREIRA (1935-2020)
Picture of Isabel Lima

Isabel Lima

Isabel Lima

Designer / Estilista

 

“ Com fé e confiança entregamo-nos nas mãos de Deus, acolhendo a força do seu espírito”.


GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

 

As memórias quando partilhadas provocam sentimentos de presença. O que é lembrado aproxima-nos na história porque a memória é uma construção feita do presente a partir de vivências que carregamos como lembranças. A memória compartilhada recebe atenção.

Momentos de vida protagonizados por episódios com o Bispo Emérito D. José Augusto Pedreira sobre temas diversos tenho já há algum tempo o vazio cruel acumulado de emoções e saudade.  

Como agente de mudança educacional cm ligações ao Catolicismo, preparou homens e mulheres para o desempenho das grandes responsabilidades reconhecendo, enquanto Diretor do Colégio do Minho, que as competências nas diversas variantes contribuíam para o desenvolvimento global dos alunos, afirmando: “Temos que encontrar o caminho, porque são os homens e as mulheres que mudam o mundo”.

Como docente da disciplina de Psicologia na Escola Normal de Educadores de Infância, (esta escola tinha como objetivo a formação inicial dos Educadores de Infância, investigação pedagógica, nos domínios da educação pré escolar, e no desenvolvimento de outras ações, como a formação continua de pessoal de educação pré-escolar, apoio à comunidade, e cooperação com os países de expressão Portuguesa).

Foi, no Jardim de Infância, anexo à Escola Normal de Educadores de Infância que conheci Dom José Augusto Pedreira, mantendo, enquanto foi possível um diálogo permanente sobre temas diversos.

Tive a honra de o receber em minha casa para celebração e encontro de um grupo alargado de educadoras de infância que nunca se desligaram do professor.

Num diálogo profundo e particular com as minhas preocupações na educação proferiu: ”a qualidade profissional não é sempre o reconhecimento do nosso empenho”.

As educadoras de infância recordam o antigo professor pela forma expositiva, pela preocupação em discutir as fontes do saber, pela abertura de diálogo, pela sedutora relação humana, compreensão nas opções de âmbito religioso, com rigor espiritual e pelo aprofundamento da educação pré-escolar.

O apoio às Educadoras de Infância continuou.

Conheci a experiência pedagógica interdisciplinar, as ações de apoio à comunidade, nomeadamente às famílias, na informação e sensibilização para os problemas relativos à infância, nas ações de cooperação com os países de expressão portuguesa, que incidiam nos domínios de apoio documental e estudo de projetos educacionais.

Como Bispo da Diocese de Viana do Castelo, mergulhou na sociedade, e expressou princípios humanistas.

Como docente no Colégio do Minho, um Colégio com história ligado ao ensino, valor provatório no cumprimento da missão de Educação, tendo um papel informativo de memória cultural, histórica, científica, técnica, que assegurará naturalmente a vida e obra de Dom José Augusto Pedreira.

Até sempre. Descanse em paz, D. José Augusto Pedreira!

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas