Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

De promessas está o DKC cheio e atletas de alta competição em risco!

Criança na canoagem

DKC ganhou oito títulos de campeão nacional em 2015 em duas especialidades. Tem no seu palmarés 32 títulos de campeão nacional, 31 dos quais de 2012 a 2015, coincidindo com o Projeto 2012/2024, um dos seus pilares de trabalho; O grande entrave a um salto qualitativo da Darque Kayak Clube é a dificuldade de transporte. A única carrinha que tem (em mau estado e com 17 anos), e apesar de promessas de apoio (a apenas uma), e que remontam a 2013, não passam disso mesmo: promessas. Estágios de atletas de alta competição da DKC em risco.

 A DKC ganhou oito títulos de campeão nacional em 2015 em duas especialidades. Tem no seu palmarés 32 títulos de campeão nacional , 31 dos quais de 2012 a 2015, coincidindo com o Projeto 2012/2024, um dos seus pilares de trabalho.

São oito os títulos de campeão nacional ganhos esta época pelos atletas da Darque Kayak Clube nas especialidades de kayak de mar (1) e slalom (7), em diferentes categorias que vão desde os veteranos até aos menores. O Projeto 2012/2024 e as dinâmicas a ele associadas, nomeadamente a restruturação do modelo de competição são uma das “chaves” destes resultados. O projecto e o modelo conseguido continua dinâmico e em constante evolução e já foi responsável por conseguir 31 titulos de campeão nacional em 4 anos.

 

PUB

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O grande entrave a um salto qualitativo da Darque Kayak Clube é a dificuldade de transporte. A única carrinha que tem (em mau estado – 17 anos), apesar de promessas de apoio (a apenas uma), que remontam a 2013, não passam disso mesmo, promessas. Estágios de atletas de alta competição da DKC em risco.

A DKC leva dezenas de atletas a competições e apenas tem uma carrinha (com 17 anos), por isso apenas pode levar 1 atrelado, e os atletas em carros particulares de dirigentes ou, pais e atletas. O Município por vezes disponibiliza autocarro. Mas isso não é suficiente. A DKC tem muitas vezes, mercê das suas especialidades, competições no mesmo dia em 3 locais distintos. Os estágios de atletas estão comprometidos. A DKC na “náutica das escolas” (projecto Municipal) também utiliza a carrinha. O Município prometeu apoio mas ficou-se por aí, pela promessa em 2013. Não é possível a canoagem da DKC evoluir se não tem forma de levar os seus atletas às competições e a estágios. Uma cidade que se quer náutica deve investir nessa náutica, sob pena de serem apenas palavras. A DKC investe muito dinheiro próprio na aquisição de embarcações, barco de apoio, coletes, pagaias, manutenção… É um esforço grande, mas com limites, sendo que por si só a DKC não consegue adquirir a imprescindível carrinha.

PUB

 

A Piscina de Barroselas é utilizada pela Darque Kayak Clube para formar atletas de águas bravas, em técnicas de auto resgate.

A Câmara de Viana cede pontualmente, ao sábado à tarde, a pedido da DKC, a piscina de Barroselas para que se possam realizar acções de formação de auto resgate, para os atletas de slalom. É uma prática que vem de há alguns anos e é fundamental para a segurança dos canoístas. Na piscina, sob orientação dos treinadores, os atletas aprendem a realizar técnicas tais como esquimotage (técnica que consiste em que o canoísta após se ter  voltado, regresse à posição inicial autonomamente), saída das embarcações pelos próprios meios, retirada do saiote… Para os novos atletas é imprescindível. Aconteceu a 23 de outubro de 2015, em que atletas e técnicos utilizaram a piscina para o desenvolvimento destas técnicas envolvendo 15 atletas e técnicos.

PUB

 

 

PUB

Ultrapassadas as treze mil unidades de utilização da Darque Kayak Clube, Centro de Canoagem

Em outubro o número de utilizações pelos canoístas já alcançou as 13314 para o ano de 2015. Pelo que a aposta na concretização da construção do Centro de Canoagem se vai revelando cada vez mais justificada. A ampliação das instalações também. Os números podem ser facilmente ultrapassados e até duplicar se houver vontade política, leia-se “apoio” por parte dos diferentes poderes locais. Aliado, evidentemente, às dinâmicas próprias da Darque Kayak Clube e a consequente articulação com a comunidade local.

(consulte os anexos em baixo) 

 

                                                                     

 

 

 

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas