Editorial

DEBATES PRESIDENCIAIS

Manso Preto

Manso Preto

Director / Editor
Manso Preto

Manso Preto

jornalista.manso.preto@gmail.com
Director / Editor

Manso Preto

Director / Editor

Como me tenho divertido! No entanto, estes momentos de hilaridade deixam-me preocupado com o meu país. Primeiro porque é nítido que alguns dos candidatos estão ali numa espécie de actividade circense – que me perdoem os verdadeiros artistas de circo – em que, ironia do destino, antes de se apresentarem no plateau, têm de estar sujeitos a uma sessão de maquilhagem. Pó de arroz de um lado, madeixa no sítio, um pouco de laca algures e com jeitinho ainda levam uma sprayada nos sovacos…

Todos os candidatos saudam-se como se tivessem reencontrado ocasionalmente ao fim de longos anos. Em vez dos netos para mostrar, à porta destes gabinetes de maquilhagem, os assessores olham ternuramente para quem lhes prometeu um chorudo ordenado e regalias.

O tempo urge e os bastidores das TVs estão agitados, condicionados  pelos poucos minutos que restam pois, após os compromissos comerciais, tudo tem de estar a postos.

Em casa, os telespectadores pouco se aperceberão ou pensarão nisto e, com um misto de indiferença ou mesmo indisfarçável expectativa de quem vai ver um bom jogo de futebol, não deixam de pensar se valerá a pena desconfinar e ir ou não votar…

Passados os rounds em que os putativos presidentes, em vez de esclarecer, antes se engalfinharam, Ã  frustração da oportunidade perdida para se assistir a uma debate cortês e civilizado, apenas ‘pecam’ pela ausência de puxadelas de cabelos ou pontapés por baixa da mesa que fariam as delícias de qualquer camaraman…

Que faltam nos fazem os simpáticos e patuscos bonecos satíricos dos sketchs da Contra-Informação das Produções Mandala (RTP)! Talvez porque a ficção se aproximasse demais da realidade, é que alguém (um democrata, claro!) os tivesse colocado na prateleira.

Não fosse o share das audiências constituir para alimentar os contestatários do sistema que nos é servido em take away…


jornalista.manso.preto@gmail.com

Partilhar

Partilhe este artigo

 Do autor...  Do mesmo autor...