Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Dem e Lanhelas: Crianças aprendem a brincar!

Acção de sensibilização junto das crianças

PUB

 

O objectivo era sensibilizar, mas também causar algum impacto.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Previsto: crianças entram na sala de aulas, algumas com os olhos vendados; outras de muletas e ainda umas tantas sem poderem mobilizar um braço. Conseguido: instabilidade e frustração por não poder estar nas suas condições normais. Poucos minutos depois é dada ordem para se ‘soltarem’ considerações dos professores vendados: «alguma ansiedade por não ver o que se estava a passar», «sensação de prolongação do tempo» e «vontade imediata de tirar a venda.»

PUB

À espera estavam convidados com imensa vontade de ensinar e explicar algumas dificuldades e a força de superar situações. Dois invisuais e dois amputados, sendo Rui Castro, Ricardo Pereira e Alberto Fernandes.

A acção visava no campo da deficiência visual ensinar as crianças das técnicas básicas de orientação e mobilidade, e ainda mostrar uma das formas de leitura e escrita, como seja o Braille. No caso dos amputados, foi dada a oportunidade às crianças de terem contacto com próteses, e brincar mesmo que seja necessário a ajuda de uma muleta.

A atividade  realizada nas referidas escolas intitulava-se Caminha Cuida+ e assumiu-se como uma atividade de sensibilização para a temática das dificuldades e/ou deficiências. O objetivo da atividade tinha por objetivo a realização de um conjunto de desafios, fazendo com que os alunos sentissem na pele um conjunto de dificuldades e aprendessem técnicas para lidar com as mesmas. Desta forma ficarão mais preparados para lidar com a temática e até mesmo ajudar outros próximos.

PUB

 

O que é CLDS+ Caminha?

O CLDS+ Caminha é um projeto de intervenção social regulado pela Portaria nº. 135-C/2013 de 28 de março que trabalha em 3 eixos de intervenção: eixo do emprego no qual se desenvolve um conjunto de ações de apoio aos desempregados e sua procura ativa de emprego, bem como se desenvolvem ações de proximidade com os empresários locais; alunos do ensino secundário e alunos que abandonaram e/ou concluíram o ensino secundário; eixo da intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, no qual se desenvolvem ações de apoio às famílias concelhias, crianças e jovens e idosos. Finalmente, o eixo 3 que visa a capacitação da comunidade e das instituições, no qual se desenvolvem ações de apoio às associações e à auto-organização dos cidadãos.

Este projeto surgiu em junho de 2013 com o objetivo de promover o apoio social com vista a um desenvolvimento harmonioso  e sustentável.

PUB

As responsáveis deste projecto salientaram ao Minho Digital que no concelho de Caminha « as questões do emprego e sustentabilidade das famílias se assumem como uma grande problemática do concelho e em que as questões do emprego e sustentabilidade das famílias se assume como uma grande problemática do concelho».

O projeto e a sua continuidade aguardam abertura de novas candidaturas e aprovação.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas