Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Deputado socialista José Manuel Carpinteira manifesta ao Governo preocupação com pesquisa de Lítio no Alto Minho

foto_jose_manuel_carpinteira

O deputado socialista eleito por Viana do Castelo José Manuel Carpinteira questionou ontem, no Parlamento, o ministro do Ambiente e da Transição Energética sobre a anunciada pesquisa de minerais, entre os quais o Lítio, em vários Concelhos daquele distrito.

 

No âmbito de uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, José Manuel Carpinteira pediu esclarecimentos ao ministro sobre a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos de vários tipos de minerais, entre os quais o Lítio, nos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez.

 

PUB

O parlamentar do PS deu, assim, voz à preocupação que tem vindo a ser manifestada pelas populações locais acerca do risco de uma eventual exploração mineira a céu aberto para o “potencial natural da região”“Isto numa delimitação que toca nos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês e dentro de uma área declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera”, fez notar o deputado.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Para o parlamentar socialista do Alto Minho, “a importância do Lítio não se põe em causa, mas o valor ambiental e paisagístico deste território deve ser protegido”.

 

PUB

Na resposta o ministro João Pedro Matos Fernandes informou o deputado de que apenas foram limitadas áreas e que “só haverá exploração depois de um estudo de impacto ambiental, mas que essa área não tem grande potencial de Lítio”.

 

Embora temporariamente tranquilizado com a resposta, José Manuel Carpinteira prometeu: “Continuaremos atentos…”.

PUB

 

Recorda-se que o Secretário de Estado da Energia, João Galamba, face ao receios que a exploração do Lítio está também a gerar nas populações de outros pontos do país, fez saber, em declarações ao jornal Público no início deste mês, que as empresas que venham a explorar este mineral terão de submeter à avaliação das autoridades ambientais um plano de intervenção sobre o que pretendem fazer na área que lhes foi concessionada, sendo esta a forma de o Governo garantir um adequado acompanhamento dos trabalhos nas suas diversas frentes.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas