Descendentes de Gustave Eiffel nas comemorações dos 140 anos da Ponte Eiffel de Viana do Castelo

Dois tetranetos do engenheiro Gustave Eiffel vão marcar presença no dia 30 deste mês nas comemorações dos 140 anos da Ponte Eiffel de Viana do Castelo. Savin Yeatman-Eiffel, descendente de Claire Eiffel, filha do engenheiro, e Fleur Larnaudie-Eiffel, descendente de Edouard Eiffel, filho de Gustave Eiffel, foram convidados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e vão marcar presença nos diversos momentos de celebração, homenageando o engenheiro responsável pelo projecto e construção e a ponte de ferro que é considerada Património Municipal.

As comemorações acontecem no Teatro Municipal Sá de Miranda, iniciando pelas 10:00 com uma sessão de abertura e, às 10:30, será promovida uma Mesa Redonda sobre a Ponte Eiffel, com intervenções de António Vasconcelos, com “Singularidades da Ponte de Viana do Castelo”, José M. Andrade Gil vai abordar “140 anos não é nada” e Rui Maia vai apresentar “A Ponte Eiffel de Viana do Castelo na Rota do Património Industrial”.

Às 11:30, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana vai promover a reconstituição de episódios relativos à abertura da Ponte Eiffel e, logo depois, será apresentado o livro “A travessia do Rio Lima em Viana do Castelo: Nos 140 anos da Ponte Eiffel”, da autoria de Rui A. Faria Viana, e edição do bilhete postal alusivo à efeméride.

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Pelas 12:00, o Teatro Municipal acolhe o encontro com cidadãos, intitulado “Património Cultural e a Identidade Europeia”, que contará com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias. A fechar as comemorações, pelas 12h30 será descerrada uma placa na Ponte Eiffel.

Foi a 30 de Junho de 1878 que a travessia rodoferroviária sobre o rio Lima foi inaugurada, trazendo o comboio, através da Linha do Minho, à cidade de Viana do Castelo.

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A estrutura, criada pelo engenheiro Gustave Eiffel, é um símbolo da arquitectura do ferro em Portugal, mede cerca de 645 metros de comprimento e foi considerada, na altura, uma obra monumental. É composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário, que tem uma extensão de 562 metros e 8 metros de largura. Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o Rio Lima foi desenhada pela Casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque.

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A empresa de Gustave Eiffel também foi encarregada pela construção, que foi dirigida pelos engenheiros João Matos e Boaventura Vieira. As obras começaram em Março de 1877 e foram concluídas em maio do ano seguinte. A 30 de Junho de 1878 foi inaugurado o troço ferroviário entre Darque e Caminha, entrando o troço ao serviço a 1 de Julho.

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