Designer e Estilista Isabel Lima vai receber ‘Galardão de Mérito’ em Gala das Mulheres Empreendedoras (AMEEA)

isabel_lima.jpg

A designer e estilista vianense Isabel Lima vai receber no próximo dia 25 no Hotel Palácio Estoril, no Estoril, o ‘Galardão da Mulher Empreendedora’, atribuído pela Associação AMEEA sedeada em Lisboa.

Isabel Lima, nasceu a 8 de fevereiro de 1976. É natural de Viana do Castelo, onde ainda hoje reside.

Estudou na Escola Superior Artística do Porto, na Escola de Estudos Empresariais do Instituto Politécnico do Porto, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto.

É docente no Colégio do Minho, em Viana do Castelo e na ETAP – Escola Profissional, em Vila Nova de Cerveira, como Diretora do Curso de Design de Moda.

A formação académica conferiu-lhe competências na produção artística, na investigação da História Social da Moda, na compreensão de raízes culturais e contribuiu como responsabilidade social.

A dedicação ao ensino não a desviou de avançar numa carreira multifacetada.

Como artista procurou uma forma visual imersa na ideia de arte como fenómeno de diálogo, que aplica tanto na comunidade académica, quanto em políticas públicas, diversidade cultural ou como valores locais.

Numa questão de alma artística e como mudança de paradigma conjuga a história com testemunhos da memoria e consolida moda com arte.

Resgatando a tradição na promoção da cultura, liga o design a uma sociedade organizada em grupos, classificações, identidades, códigos de vestuário e criou produtos inovadores, recorrendo a uma linguagem encontrada nos detalhes do património material e imaterial, como meio de expressão cultural, a olhar o futuro sem perder o passado.Recebeu o reconhecimento de uma profissional de excelência, atribuído pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Foi oradora em congressos e eventos Nacionais e Internacionais.

Criou lembranças para os Portugueses de Valor, uma estola bordada a fio de ouro para o papa Francisco, idealizou e concebeu Golas para o voluntariado do Hospital de Viana do Castelo, realizou lembranças para embaixadores da União Europeia, concebeu gravatas para os Presidentes da Câmara de Viana do Castelo e para o atual Presidente da República.

Vestiu a Miss Queen Portugal, apresentadores de televisão, atores, músicos e parceiros Europeus, da Turquia, Lituânia e Grécia.

Já vai na 10 edição de Viana está na moda e criou um projeto denominado “Noivos 100% Alto Minho”.

Realizou uma intervenção dentro do Templo Sagrado Coração de Jesus, em Sta. Luzia – Viana do Castelo.

Participou em várias edições do Viana Noivos.

Homenageou os profissionais de saúde, em tempo de Pandemia.

Isabel Lima realizou vários projetos escolares e coloca a inovação ao serviço da Diáspora Portuguesa e promove a cultura do Alto Minho, sendo uma figura incontornável da divulgação dos usos e costumes tradicionais das gentes do Alto Minho.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana