Editorial

Desportivismo e a fibra humilde mas altruísta de um verdadeiro Campeão
Picture of Manso Preto

Manso Preto

Partilhar

Manso Preto

Conforme notícia que divulgámos, um jovem canoísta do Darque Kayak Clube (DKC), de seu nome Sérgio Maciel, deu, perante o mundo desportivo, um bonito exemplo de Humildade, Carácter, Valores e Princípios.

Estava em causa a disputa para o Campeonato Mundial de Maratonas em canoagem numa cidade alemã. O jovem vianense fazia parte da Selecção de Portugal mas, na sua aparente pouca estatura física, trazia dentro de si os ensinamentos que treinadores e dirigentes lhe foram transmitindo ao longo dos anos – além, claro, da sua educação familiar. Era apenas um entre mais de uma centena de atletas, dirigentes do topo internacional e alguns milhares de pessoas que seguiram as provas durante o fim-de-semana passado.

Na mesma classe desportiva, o jovem vianense disputava uma prova com um canoísta do Náutico de Crestuma (Vila de Conde) que, mesmo em cima da meta e em primeiro lugar, se enganou na entrada, possibilitando que Sérgio Maciel, logo atrás dele, alcançasse um feito histórico e por todos ambicionado: sagrar-se Campeão Mundial!

Perante os olhares atónitos, eis que o jovem do DKC deixa de remar, pára, e grita para o ‘rival’ Marco Apura que entende a mensagem: este recua, direcciona a canoa para o lugar certo e corta a meta, logo seguido por Sérgio Maciel! Estavam encontrados o Campeão Mundial e um Vice-Campeão que renunciou ao 1º lugar tal como exigia a sua consciência.  

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Para quem possa duvidar – e não será caso para menos – na nossa reportagem desta edição poderá ver o vídeo a cargo da Federação e posteriormente televisionado.

São comportamentos desportivos destes que provam o quanto são importantes o espírito e ensinamentos recolhidos dos dirigentes associativos, desde que partilhados pelos atletas.

Mas não poderia eu, deixar de fazer um reparo ao modo como a Comunicação Social, por desconhecimento ou outra qualquer razão, não ter referido tamanho comportamento exemplar.

Como jornalista, só tenho que me entristecer e lamentar.

E por aqui me fico…

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas