Ponte de Lima assinalou os 900 anos de foral no dia 4 de março com um programa diversificado. Nesta data foi divulgado o programa das comemorações que vão decorrer até 4 de março de 2026.
No dia 3 de março, às 15 horas, decorreu o Encontro de Ponte de Lima com as Comunidades, numa celebração com as Geminações. No final, realizou-se o “Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro”, com a participação de várias entidades.
Pelas 22 horas, o areal do Rio Lima recebeu o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima com os “Calema” e à meia-noite foi lançado o fogo de artifício.
No dia 4 de março, Dia de Ponte de Lima e feriado municipal pela primeira vez nesta data, às 10 horas foi aberta a Exposição “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores”, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Às 11 horas, abriu a exposição “Ponte de Lima, 900 anos de História” na Torre da Cadeia Velha.
PUBA arruada de bombos animou a manhã do centro histórico e para as 14 horas ocorreu uma arruada de bombos e desfile do folclore.
Às 14h30foi colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da efeméride que se comemora este ano. Segue-se, às 15h30, a Sessão Solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

O dia terminou com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”, uma obra inédita e em estreia absoluta.