Dia do Armistício – Evocação dos 174 monçanenses que participaram na Grande Guerra (1914/1918)

  • O Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes vai realizar a Cerimónia do “Dia do Armistício”, da Grande Guerra, no dia 10 de novembro pelas 10h30, no Cemitério Municipal de Monção;
  • O evento contará com a presença das autoridades locais e constará da tradicional cerimónia de homenagem aos mortos, deposição de coroa de flores e discurso pelo Presidente do Núcleo de Monção. Após a cerimónia o evento terminará com a missa, na igreja Matriz, de homenagem aos combatentes mortos.

É importante manter viva a memória do passado, na mediada em que “não pode haver reconciliação sem verdade e lembrança”, lê-se numa resolução do Parlamento Europeu.

Foi há 106 anos que as armas da Grande Guerra se silenciaram. Conhecemo-la como a I Guerra Mundial e não como a A guerra que acabaria com todas as guerras” como foi chamada na altura. Em toda a Europa, o 11 de Novembro é consagrado à memória das vítimas desse conflito, que ultrapassou os 31 milhões de pessoas, das quais mais de 9 milhões morreram no campo de batalha.

A guerra que conduziu a uma profunda alteração do mapa político da Europa, infelizmente não conduziu a uma era de Paz. A Europa passou por outra Grande Guerra e hoje quando menos se esperava o flagelo da guerra voltou ao nosso continente, com todas as implicações nefastas que esse flagelo acarreta para nossa sociedade.

PUB

É também o momento de recordar o heroico povo Português, em particular o monçanense. Pois, bastará recordar os 174 monçanenses que participaram na Grande Guerra, os 4159 que participaram na Guerra do Ultramar e os que atualmente servem nas Missões Humanitárias e de apoio à Paz, que ajudaram e continuam a ajudar na construção da Paz.

E este, é provavelmente o maior legado da Liga dos Combatentes que nos seus 106 anos, de existência, têm com maior ou menor dificuldade sabido preservar. Esforçando-se em cada cerimónia em manter viva a memória do passado coletivo, com vista à defesa da identidade do povo português e dos seus valores, através dos seus sócios.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

 

PUB

                      

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas