Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Dia Internacional das Forças de Manutenção de Paz – Participação de Portugal e da PSP

Cartaz

As Forças de manutenção da paz das Nações Unidas (United Nations Peacekeeping Forces) são forças militares e ou policiais, multinacionais, lançadas em zonas de conflito armado pela Organização das Nações Unidas com a aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 

Estas forças foram especialmente homenageadas no dia 29 de maio, dia em que foi reconhecido o contributo de mais de um milhão de homens e mulheres de todas as nacionalidades que serviram e servem enquanto soldados da paz da ONU e aos mais de 3 900 que perderam a vida ao promover a estabilidade e a segurança em alguns dos lugares mais perigosos e vulneráveis do mundo.

 

PUB

Neste contexto, também Portugal tem contribuído de forma regular, nomeadamente por intermédio de Polícias da Polícia de Segurança Pública (PSP).

No âmbito da Cooperação Internacional, uma das atribuições legais da PSP é a participação em operações internacionais de gestão civil de crises, de apoio à paz e humanitárias, bem como em missões de cooperação policial internacional, tanto sob a égide da ONU como da OCDE ou da União Europeia.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A participação de forças policiais de Portugal no contexto das missões da ONU iniciou-se com a presença da PSP.

Esta presença ocorre, de forma ininterrupta, desde março de 1992, data da chegada de Polícias à missão UNPROFOR, na Croácia e Bósnia Herzgovina.

PUB

Até à presente data, cerca de 1 200 Polícias participaram em 25 missões da ONU, em 4 continentes e 19 países, partilhando a sua experiência com as forças policiais locais e interagindo, em contexto multinacional e multicultural, na força policial internacional.

Nestes 28 anos de missão, a PSP já teve os seus profissionais a desempenhar funções de Comandantes do corpo de Polícia da ONU/Police Comissioner, Formadores, Comandantes de unidades, Assessores/Apoio técnico de Polícias do país de acolhimento da missão, entre outros, experiências que muito enriqueceram os Polícias participantes e a PSP no seu todo.

 

PUB

A PSP encontra-se neste momento a representar Portugal e a prestar serviço em contexto ONU na Colômbia, República Africana, Mali, Sudão Sul e Iémen.

A PSP está presente por intermédio de 28 Polícias, Oficiais, Chefes e Agentes, dos quais 6 são mulheres.

 

Os Polícias que participam nestas missões recebem formação específica ministrada pela PSP e são submetidos a provas diversas, nomeadamente técnico-linguísticas, para que se garanta que reúnem as melhores condições para representar a PSP e Portugal a nível internacional.

PUB

 

Para a PSP a participação nestas missões constitui um elemento importante de partilha de experiências com forças policiais de todo o mundo, possibilitando a apresentação de Portugal e da Polícia assumirem como interlocutores de relevo internacional, com capacidade para exportar e proporcionar segurança e apoiar ativamente no esforço de (re)construção de forças de segurança nos mais diversos contextos e continentes.

(Ver, em anexo, o mapa de presenças)

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas