Diamantino Bártolo, um escritor de Causas

Diamantino Bártolo

Foi no passado sábado que o escritor Diamantino Bártolo fez o lançamento do seu novo livro, intitulado «Valores e Prudência na Vida Social”. O cenário foi o ideal por entre a mística do Cine-Teatro Valadares, em Caminha.

O escritor esteve acompanhado pela família, amigos e leitores, e ladeado na mesa por  Diana Dias (Profª Catedrática da Universidade Europeia), Jorge Fão (Deputado à Assembleia da República), Miguel Alves (Presidente da Câmara Municipal) e, ainda, por Domingos Gonçalves (representante da editora Chiado com quem o escritor trabalha). Diamantino Bártolo foi agraciado com inúmeros elogios mencionando que os mesmos eram  « demasiado significativos e que extrapolam a minha própria auto-estima».


Este escritor, e tal como o Minho Digital vinculou,recentemente, foi premiado no Concurso Internacional de Prosa, no Brasil, na categoria de Contos Prémio Machado Assis, com o título ‘ Amor Ainda Vence Obstáculos’. Na altura, designámos o escritor caminhense como um Homem que escreve com paixão e hoje as suas causas estão bem patentes…

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Valores e Prudência na Vida Social

Este livro representa algumas das preocupações do escritor, mas também a busca de um porto seguro que proporcione uma sociedade «menos conflituosa, mais feliz, porque quando os nossos relacionamentos são autênticos, quando nós somos genuinamente solidários, amigos, leais, gratos, cúmplices, aqui no sentido da entrega, da dádiva, da reciprocidade e da partilha, tudo se torna mais fácil».

“Valores e Prudência na Vida Social” é uma antologia que integra um conjunto de reflexões que aborda diversos temas, em contextos diferenciados, da vida real, em sociedade, na qual se desenvolvem princípios, valores, sentimentos e emoções, dando origem a ações, atitudes e comportamentos, mais ou menos assertivos, transparentes e frontais, ou, infelizmente, com um elevado nível de deprimente sofisticação, hipocrisia e bajulação, com objetivos predeterminados, eventualmente, inconfessáveis», assegurou Diamantino Bártolo.

Na opinião do escritor, esta sua nova obra literária distingue-se das outras quer pela temática como «apontando para um apelo aos Valores ético-morais por um lado e, por outro, a prudência que, normalmente, deveremos ter nos relacionamentos sociais, na medida em que vivemos num mundo e num tempo em que as relações interpessoais na sociedade se tornam cada vez mais complexas». Diamantino Bártolo confidenciou ao Minho Digital algumas das suas preocupações, como sejam os jovens  «porque não conseguem ver com clareza um futuro promissor». Os idosos também afligem este Homem de Letras que fica desagradado «com tantas injustiças que sobre eles têm sido cometidas» e, ainda a questão dos desempregados  «que por mais que tentem, a maior parte não consegue um trabalho que lhes permita fazer face às dificuldades da vida».

De uma forma um tanto simplista este projecto iniciou com o pé direito pois, segundo mencionou Diamantino Bártolo  «75 por cento da sua quota já está disponível e os restantes já tem  clientes certos». No entanto, sabemos que na forja já existe um novo trabalho e que será uma outra antologia.

Para os interessados informamos que esta nova obra está disponível nas livrarias a indicar pela Chiado-Editora ou diretamente junto da Editora, através do respetivo site: https://www.chiadoeditora.com/livraria/valores-e-prudencia-na-vida-social.

Este escritor lança um repto ao público e convida à leitura de «Valores e Prudência na Vida Social”, até porque a sua linguagem é bastante acessível.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho

Junte-se a nós todas as semanas