Docente do Politécnico de Viana vai representar Ministério do Ambiente

Prof. Doutor Mário Russo

Uma “personalidade de experiência e prestígio” era um dos requisitos para a designação dos elementos a integrar o Grupo de Apoio à Gestão do PERSU 2020, Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos a incidir no período de 2014-2020.

Mário Russo, Docente do Politécnico de Viana, pela sua “vasta experiência na área dos resíduos” e pela “aptidão pessoal e técnica” acaba de ser nomeado pelo Governo português para integrar o Grupo técnico de Apoio à Gestão, em representação do Ministério do Ambiente. Apoiar a operacionalização daquela estratégia e contribuir para a melhoria da atuação do setor, constituem algumas das responsabilidades que assumirá no cargo.

O Governo Português aprovou a criação de um grupo técnico de apoio à gestão [GAG] do PERSU 2020, Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos que define a estratégia para o setor dos resíduos em Portugal, a incidir no período de 2014-2020.

Mário Russo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], foi designado pelo Ministério do Ambiente, enquanto personalidade de prestígio e experiência, para integrar o referido Grupo de Apoio em representação do Ministério, tendo em conta “a vasta experiência na área dos resíduos, bem como, a aptidão pessoal e técnica”, pode ler-se no corpo do despacho de nomeação, documento que designa, a par do Docente do IPVC, uma segunda personalidade para a constituição dos membros do GAG PERSU 2020, Maria da Graça Lopes.

PUB

O GAG é criado com vista a apoiar a operacionalização daquela estratégia, contribuir para a melhoria da atuação do setor dos resíduos urbanos, em sintonia com as linhas orientadoras da União Europeia, e assegurar cumprimento das suas exigentes metas.

Recorde-se que Mário Russo foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e Coordenador do GRAPESB, Grupo de Resíduos da APESB, tendo sido representante de Portugal na International Solid Waste Association (ISWA), a maior e mais importante Associação mundial do sector dos resíduos, parceira da União Europeia na área dos resíduos, e da ONU na área dos resíduos e das Alterações Climáticas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O Prof. Mário Russo foi nomeado na última Assembleia Geral da ISWA em Itália, para o grupo restrito de 6 experts (UK, Holanda, Argentina, China, Nova Zelândia e Portugal) com vista a elaborar um documento estratégico com a visão da ISWA 2020 e o “Work Plan 2012-2015” da Associação, para ser apresentado na Assembleia Geral que decorreu em Viena de Áustria.

O Docente foi também o Presidente da Organização do 1º Congresso Internacional sobre resíduos sólidos em África, que decorreu em Angola, numa organização conjunta da APESB e ISWA, que contou com o Alto Patrocínio do Governo de Angola, e que teve a 2ª edição em 2014, igualmente com o Alto Patrocínio do Governo de Angola e a chancela da ISWA e APESB.

PUB

Recebeu do Governador da Província de Benguela, Angola, um diploma de mérito pelo facto de ter levado para Angola a realização do importante evento que contou com mais de 260 participantes de 18 países.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas