Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Duas lotas do Minho cresceram acima da média nacional

Lota de pesca

O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiu o valor histórico de 212,3 milhões de euros em 2019, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com os 205,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados.

A quantidade de pescado transacionado também passa de 99,7 mil toneladas em 2018 para 112,6 mil toneladas, correspondendo a um aumento de 12,7%.

No conjunto das lotas do Minho, foram transacionadas quase 2 mil toneladas e as vendas ficaram perto de 7 milhões de euros. Vila Praia de Âncora e Esposende cresceram acima da média nacional.

A lota de Vila Praia de Âncora registou vendas de 386 mil euros (+38,6%) e a lota de Esposende atingiu os 236,3 mil euros (+17%).

PUB

Em volume de pescado transacionado, Vila Praia de Âncora ultrapassou as 153 toneladas (+41,9%) e Esposende as 68 toneladas (+35,7%).

Viana do Castelo manteve-se como a maior lota do Minho, transacionando 1,4 mil toneladas e um valor perto dos 4,2 milhões de euros (+1,7%), seguindo-se Castelo do Neiva, com 251 toneladas e 1,3 milhões de euros de vendas. Caminha é a terceira lota em valor (766 mil euros).

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A nível nacional, as espécies mais relevantes em valor de vendas foram o polvo-vulgar, a sardinha, o carapau, o biqueirão e a cavala.

Em 2019, a Docapesca obteve a extensão da certificação do sistema de gestão da segurança alimentar das lotas de Viana do Castelo, Aveiro e Vila Real de Santo António, segundo o referencial ISO 22000:2005 totalizando sete estabelecimentos certificados. Este processo de certificação das lotas irá ser reforçado com vista à certificação de um total de 10 lotas em 2020.

PUB

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas