Colóquio da APDA, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, assentou em dois momentos: na apresentação do estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2024” e numa mesa-redonda dedicada ao PENSAARP 2030.
O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2024”, desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, vai ser apresentado no colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, que tem lugar no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, já na próxima quinta-feira, 7 de novembro. A Sessão de Abertura do evento foi presidida por Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente.
O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. Entretanto, a parte da tarde do colóquio foi marcado por uma mesa-redonda dedicada ao PENSAARP 2030, nomeadamente quanto à implementação, financiamento e monitorização, tendo como Keynote Speaker Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water e Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho deste Plano.