Editorial

Educação à deriva
Manso Preto

Manso Preto

Partilhar

“As crianças de hoje são os líderes de amanhã, e a Educação é uma arma muito importante para as preparar para os seus futuros papéis, enquanto líderes de uma comunidade. Se há um apelo que eu faça, é que os jovens chamem a si assegurar que recebem a melhor educação possível para que nos possam representar bem no futuro, enquanto futuros líderes” (Nelson Mandela).

O problema é que a inocência rende-se, não sabe defender-se.

Bem sei que o tempo chega sempre, mas há casos em que não chega a tempo …

Professores, alunos e pais vivem a incerteza e preocupação perante os destinos da Educação. É o futuro de gerações o que está em causa e a solução matreiramente adiantada pelo Ministro em reunião com os Sindicatos, é uma espécie operação de charme através de um diálogo apenas formal, mas que nada de concreto traz. Assiste-se a uma espécie de insensibilidade e ausência de estratégia enquanto plano vindouro que, a meu ver, é consequência do existir a autoconvencida genialidade com laivos de ausência de competência para o cargo, o fundamentalismo teimoso e resiliente, onde escasseia o carácter e sentido de Servir.

E quando se persiste no erro, já não há tratamento possível…

1 comentário

  1. Quando se governa, tendo numa mão as sondagens e na outra o querer agradar a todos, o resultado é o que assistimos.
    E o que se vê é uma degradação constante do ensino.
    Quem pode foge para o privado ( tal como na saúde) quem não o pode fazer, fica no lamaçal em que se encontra o ensino público em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais
editoriais

Também pode gostar

Junte-se a nós todas as semanas