Eleições no Minho Digital

legislativas-2015

No próximo domingo dia 4 de outubro terão lugar as eleições legislativas para o Parlamento português e eleição dos deputados da Nação. O Minho Digital seguirá na noite das eleições os resultados em directo salientando sobretudo a votação no distrito de Viana do Castelo. e a análise e opinião dos nossos jornalistas.
O distrito de Viana do Castelo elege 6 deputados para Assembleia da República, tendo em 2011 sido atribuídos três mandatos ao PSD (Carlos Abreu Amorim, Eduardo Teixeira e Rosa Areses), 2 ao PS (Jorge Fão e Sandra Pontedeira) e 1 ao CDS (Abel Batista). A votação em números foi a do gráfico que se segue.

Em 2015 o panorama muda pois o PSD e o CDS concorrem em coligação e os cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar, no distrito de Viana do Castelo são (por ordem alfabética): Carlos Abreu Amorim (PaF), Ilda Figueiredo (CDU), Jorge Teixeira (BE) e Tiago Rodrigues (PS).

São necessários cerca de 17 mil votos para eleger um deputado. A coligação para manter a votação teria de ter uma percentagem com cerca de 57% o que não é provavel que aconteça, sobretudo pelos problemas que atravessa nos vários concelhos do distrito: demissão do presidente da comissão política do PSD de Melgaço por causa da não abertura da unidade de apoios continuados, a APPACDM em Viana do Castelo e o problema das escolas em Monção, que mesmo aparentemente resolvido pode ter deixado algumas sequelas. O PS quer subir com um reputado Cientista, Tiago Brandão, mas com falta de experiência política. O BE e a CDU estavam longe nas últimas eleições de chegar a um deputado, o que pode eventualmente desmobilizar o seu eleitorado e ‘votar útil’.

A nossa previsão é de 3 deputados para o PS e 3 para o PaF ou o de se manter a distribuição igual às legislativas anteriores, com 4 deputados PaF e 2 PS. No entanto o dinamismo e boa imagem do Bloco de Esquerda no distrito podem fazer subir a votação neste partido e baralhar estas contas. Domingo aqui estaremos para apresentar os resultados e fazer a análise.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas