Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Encerramento de Fronteiras: Deputada Emília Cerqueira quer saber quando se corrige a «injustiça feita pela segunda vez» ao Alto Minho

image2

A deputada do PSD, Emília Cerqueira, questionou o Ministro da Administração Interna, sobre “se vai arredar pé” quanto ao encerramento das fronteiras no Alto Minho e “assim corrigir mais esta injustiça que pela segunda vez fez com o Alto Minho”. É que “se no anterior encerramento das fronteiras do Alto Minho, podemos admitir que errar humano – e à primeira vez pode não se estar preparado – repetir o erro não tem explicação”.

O encerramento foi feito “sem ouvir ninguém, sem ouvir autarcas e sem ouvir a economia local quer dum lado quer do outro da fronteira”, acusou a deputada eleita pelo distrito de Viana do Castelo.

Ao contrário de Melgaço, o “Sr. Ministro esqueceu-se completamente de Vila Nova de Cerveira – que partilha serviços com o lado de Espanha – esqueceu-se do Vale do Lima, com a fronteira da Madalena, esqueceu-se completamente daquelas populações com esta decisão”.

O Alto Minho “é a zona do país que tem maior trânsito entre territórios, maior partilha de serviços, onde existem Eurocidades e há uma vida que se faz em conjunto. Esta decisão é de tal forma grave que inclusive o ACT do Alto Minho (composto por 26 municípios, 16 da Galiza mais a totalidade dos municípios do distrito de Viana do Castelo) veio a opor-se frontalmente a esta decisão tendo, ainda, o presidente da Câmara de Ponte da Barca retirado as barreiras colocadas pelo município como forma de protesto”.

PUB

“O sr. Ministro pode auto intitular-se paladino de muita coisa, mas não é certamente paladino dos territórios transfronteiriços, pelo menos amigos deles não é, pois está a esquecer-se destas populações, está a afetar o modo de vida e a empobrecer a região”, concluiu a deputada.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Vídeo disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xP6UB0QNTTw

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas