Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Entrevista com a escritora Maria D. Vilela George

shirley_cavalcante_perfil.jpg

 

 

 

PUB

 

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Shirley Cavalcante

Jornalista e Editora de Lusofonia

PUB

 

Maria D. Vilela George é uma urupeense, filha de Seu Luís e de Dona Nena, casal que juntos, tiveram 8 filhos e criaram 7. 

Maria, é psicóloga formada pela Universidade São    Francisco, fez pós graduações em Conto expressão, Recursos Humanos e Marketing Internacional. Em 2022 tornou-se membro da Academia Itaunense de Letras – AILE.

PUB

Atuou por mais de 33 anos nas organizações, foi docente em Psicologia Organizacional. Hoje dedica-se ao desenvolvimento de professores na área da educação emocional, a literatura e ao podcast da Dona Joaninha – Histórias para Dormir. Dedica-se também ao trabalho voluntário voltado à educação e cultura brasileira.

Idealizadora do podcast Dona Joaninha, do Método Lumen que trabalha a educação emocional por meio dos contos, do lúdico e do auto expressar-se. Idealizou e organizou o projeto “As emoções sob diferentes olhares” que resultou na publicação do livro infantil “Sinto o que conto, contos que sinto”. É autora do livro “O Laço que Virou Abraço”. Criadora dos jogos “Lumen: Re-escrevendo sua História” e “Lumen Kids: Descobrindo as Emoções”. Participa de diversas ontologias sobre o tema emoções.

Hoje, Maria vive na cidade de Homosassa, Flórida com seu esposo Deeb, e seu maior            objetivo é falar sobre as emoções com as crianças e adultos através das histórias, do lúdico e da auto expressão.

“A ideia é levar a língua portuguesa de um jeito simples, para as crianças que moram fora do Brasil. Outro grande objetivo do meu trabalho, é difundir as obras infantis dos autores de língua portuguesa, ao redor do mundo.”

PUB

 

Boa leitura!

 

Escritora Maria D. Vilela George, é um prazer contarmos com a sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Conte-nos, como surgiu os podcast “Dona Joaninha – Histórias para dormir”?

Maria Vilela – Tudo na vida tem uma história! E a ideia do podcast veio por meio da necessidade trazida por um amigo. Ele tem duas crianças pequenas e mora fora do Brasil. Ele percebeu que as crianças começaram a falar a língua do país onde vivem e que o Português poderia ser esquecido. Assim, em uma conversa surgiu a ideia de eu gravar histórias em Português para as crianças ouvirem na hora de dormir.

Qual o propósito do projeto?

Maria Vilela – Sou bisneta de italianos e não falo italiano, meu esposo é neto de libaneses e não fala libanês. Se quero falar com minha família italiana, tenho que usar um tradutor. Acredito que experiências nos mostram como obter um resultado diferente, fazendo algo diferente!

Assim, estou a divulgar o PLH – Português como Língua de Herança, por meio de um podcast com histórias infantis. A ideia é levar a língua portuguesa de um jeito simples, para as crianças que moram fora do Brasil. Outro grande objetivo do meu trabalho, é difundir as obras infantis dos autores de língua portuguesa, ao redor do mundo. Em fevereiro de 2023 o podcast completou um ano e chegou em mais de 40 países.

Soube que os participantes podem solicitar histórias personalizadas, como funciona?

Maria Vilela – Todo ser humano gosta de sentir-se parte de algo, é de nossa natureza. As crianças mais ainda! Pensando nisso, escrevi a primeira história personalizada para os netos de uma grande amiga, a Sueli Carneiro. Ela contara que um de seus netos ama Joaninha e que em um dos aniversários da criança o tema fora o besourinho.

Isso me trouxe a ideia de criar histórias personalizadas para que as crianças sintam-se ainda mais especiais para a pessoa que lhe presenteou que no caso pode ser um irmão, os pais, tios, avós ou uma pessoa como você ou eu!

Para se fazer a homenagem basta entrar em contato comigo pelas redes sociais e à partir daí a história tem seu início!

Apresente-nos um exemplo de uma história personalizada.

Maria Vilela – Um bom exemplo foi a história que escrevi para os filhos desse meu amigo que trouxe a ideia do podcast. Escrevi uma aventura com a Dona Joaninha e que envolveu a família toda (incluindo a cachorrinha da família a Cookie!). O bacana é que nas histórias entram os detalhes do dia a dia das crianças, do que eles gostam, suas virtudes e qualidades e também, os pontos que precisam melhorar. A história fica para a eternidade, e que poderá ser contada de gerações em gerações!

Quem desejar como deve fazer para participar do projeto?

Maria Vilela – Este trabalho que realizo começou através de convites feitos a alguns autores brasileiros, e hoje já é reconhecido em muitos países como promovedor da língua portuguesa.

Agora, o podcast ganhou envergadura e já posso oferecer meu trabalho para autores ao redor do mundo que escrevem histórias infantis na língua portuguesa.  Para isso, basta que o autor entre em contato comigo pelas redes sociais e a partir desse primeiro passo, a história ganhará o mundo, nas asas da Dona Joaninha.

Além do podcast você tem alguns livros publicados, apresente-nos os títulos e sinopses.

Maria Vilela – Tenho dois livros publicados e mais dois em andamento.

Meu primeiro livro foi escrito em 2019 com o título “O Laço que Virou Abraço” e nasceu do desejo de homenagear minha irmã caçula, a professora Luciane Ribeiro Vilela, falecida em 2007 com apenas 38 anos. A história trata da importância de se falar das emoções, do que se sente. Também valoriza o relacionamento pais e filhos, o respeito e empatia entre as pessoas e principalmente a resiliência. O segundo livro, foi o “Sinto o que conto, Contos que sinto”. Ele nasceu bem no início da pandemia, quando nos sentíamos perdidos, revoltados, com raiva, em desespero. Foi quando ao conversar com uma pessoa sobre o que ela sentia, me deu   um “insight”, pois percebi que o cenário era o mesmo, mas as histórias vividas por cada um eram únicas. Assim nasceu o projeto “As emoções sob diferentes olhares” onde organizei a coletânea de 10 contos infantis escritos por 9 mulheres de diferentes idades, profissões e locais de residência.

Agora, trabalho em mais dois projetos de livros que também falam sobre as emoções.

 

Quem desejar como deve fazer para comprar seus livros e conhecer melhor seu trabalho?

Maria Vilela – Tenho as redes sociais e e-mail, para aqueles que quiserem se comunicar comigo.

Instagram: @metodolumen

Facebook: Maria Vilela George

Podcast: Dona Joaninha – Histórias para Dormir –

Email: metodolumen@gmail.com

 

Quais os seus principais objetivos a serem alcançados por meio do Podcast?

Maria Vilela – Como disse, este trabalho nasceu de uma ideia ser útil na divulgação de nossa língua portuguesa. E isso ainda é o objetivo. Quero que este trabalho prospere oferecendo a oportunidade aos autores de língua portuguesa, de levar seus trabalhos, para milhões de crianças ao redor do mundo. Assim todos ganham.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o Podcast da escritora Maria D. Vilela George. Agradecemos sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Conte-nos, em sua opinião, o que cada leitor pode fazer para ajudar a vencermos os desafios encontrados no mercado literário brasileiro?

Maria Vilela – Sejam exemplos de leitores! Faça com que as histórias sejam parte da vida das crianças, incluindo para a criança que está aí dentro de você.  Dona Joaninha está aqui para te ajudar nisso!

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.

Contato: smccomunicacao@hotmail.com

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas