Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Entrevista com a escritora Beatriz M. Mikusinski Zawislak

Foto de livros

Nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1939, é filha de um polaco, Floriano Mikusinski, que, em 1930 com 23 anos de idade, deixou o seu emprego na área da contabilidade num banco ligado ao comércio exterior da sua cidade natal – Poznan, na Polônia – e veio tentar a sorte no Brasil, em Porto Alegre, onde conheceu a minha mãe, Rosa Pradel Furtado.

Sempre foi muito curiosa e uma aluna interessada em vários assuntos. Ao ler a biografia da cientista polonesa Maria Sklodowska Curie (a famosa Madame Curie), decidiu fazer o Bacharelado em Física na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Contudo, ao terminar a Licenciatura em Física, na mesma universidade, decidiu dedicar-se à Didática da Física; assim, fez Mestrado em Educação (com ênfase no Ensino da Física) na Faculdade de Educação da UFRGS. Posteriormente, entre 1979 e 1980, fez uma especialização em didática da Física na Universidade Paris VII, no LIRESPT (Laboratoire Interuniversitaire de Recherche sur l’Enseignement des Sciences Physiques et de la Technologie), também identificado como LIREST. (Nesse período, seu marido, Fernando Zawislak, fez pesquisas no Instituto de Física Nuclear da Universidade Paris-Sul de Orsay, enquanto o único filho Paulo Antônio de 12 anos cursava a escola elementar). E ao viver em Paris, nas muitas visitas ao Museu do Louvre, pôde conhecer e apreciar a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci e algumas outras pinturas do genial artista e cientista do Renascimento.

 w

“Como já salientei, o meu livro narra a história da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, através de uma abordagem didática, para tornar a apresentação das informações suficientemente acessível, mesmo para quem não é da área da História ou da História da Arte”.

PUB

 w

Boa leitura!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

w

Escritora Beatriz M. Mikusinski Zawislak, é um prazer contarmos com a sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Conte-nos, o que a motivou a escrever “Mona Lisa e seus mistérios”?

PUB

Beatriz Zawislak – A ideia surgiu durante uma viagem que fiz em 2019 a Amboise, na França, onde Leonardo da Vinci viveu os últimos anos de sua vida e aí morreu em 1519, há quinhentos anos. Na verdade, porém, meu interesse por Da Vinci e sua Mona Lisa já havia surgido em 2010, quando li a respeito do “roubo da Mona Lisa” ocorrido em 1911. E, como faço parte de um grupo de estudo da língua italiana, escrevi o meu livro em italiano, traduzindo-o em 2021 para o português. Hoje, em 2022, o livro também está disponível em inglês.

 w

Entre o momento de inspiração, até a publicação da obra, levou quanto tempo? Conte-nos, como foi o processo para escrita do livro.

PUB

Beatriz Zawislak – Desde 2010 eu vinha comprando livros (em italiano, inglês, francês e em português) sobre Leonardo Da Vinci e sobre o período em que ele viveu, isto é, sobre o Renascimento. No entanto, foi depois da viagem a Amboise, em 2019, como já disse, que decidi reunir as informações sobre Da Vinci centradas na sua icônica Mona Lisa. E durante o ano de 2020 escrevi o livro, reunindo as informações sobre a Mona Lisa de modo didático através de indagações (um conjunto de sete “observações” apresentadas na seção-3) que auxiliaram a orientar o processo de desenvolvimento do texto.

 w

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura desta obra literária?

Beatriz Zawislak – O principal objetivo do meu livro é apresentar alguns fatos com base em resultados de trabalhos de pesquisadores de renome, como por exemplo:

PUB

* Antes de pintar a Mona Lisa do Louvre, Leonardo pintou uma versão anterior, na própria tábua de álamo do Louvre, mas apagou-a; contudo, o “pentimento” (arrependimento em italiano) foi recuperado pelo cientista francês, Pascal Cotte e apresentado ao mundo em 2015, como um Retrato Oculto sob a Mona Lisa do Louvre, retrato que exibe a modelo Lisa bem mais jovem do que a Lisa do Louvre e com vestimenta e penteado diferentes do que se vê na Lisa do Louvre;

*Antes de pintar a Mona Lisa do Louvre, Leonardo pintou em tela de linho uma versão conhecida como a Mona Lisa de Isleworth, a qual exibe a modelo Lisa, vestida e penteada como a Lisa do Louvre, mas com um esboço de paisagem atrás de si; e essa versão foi apresentada ao mundo pela Fundação Mona Lisa (gestora da obra) em 2012, mostrando a modelo Lisa (assim como a Lisa do Retrato Oculto) com aspecto bem mais jovem do que a Lisa do Louvre. Com essas informações, – no final do livro, na seção 4.5 -, apresento a minha hipótese sobre a gênese do quadro do Louvre, através de sete conjecturas concatenadas.

 w

Apresente-nos a obra.

Beatriz Zawislak – Como já salientei, o meu livro narra a história da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, através de uma abordagem didática, para tornar a apresentação das informações suficientemente acessível, mesmo para quem não é da área da História ou da História da Arte. Assim, antes de abordar o tema do livro, apresento os três primeiros retratos de mulheres pintados por Leonardo Da Vinci: o Retrato de Ginevra de’ Benci; o retrato conhecido como A Dama com Arminho e o retrato de La Belle Ferronnière, com o objetivo de, a partir dessas três pinturas, observar o processo criativo e evolutivo de Leonardo na pintura de retratos (i.e., de quadros não religiosos), antes de pintar a sua famosa Mona Lisa do Louvre. A seguir, o quadro do Louvre é descrito em detalhes. Quanto à paisagem, descrevo-a destacando os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores: Carla Glori, Angelo Bellocchi e Davide Bellocchi, cujas pesquisas associam a paisagem a uma região do norte da Itália.

 w

O que mais a atrai na leitura de “Mona Lisa e seus mistérios”?

Beatriz Zawislak – Creio que o meu livro apresenta uma característica importante: concentra em cerca de cem páginas um conjunto de informações pouco conhecidas, mas muito bem documentadas e concatenadas, ou seja, informações que normalmente não estão integradas, mas são apresentadas de modo independente. Por exemplo, quem estiver interessado na paisagem da Mona Lisa do Louvre, vai procurar informações apenas sobre esse assunto. Eu, no entanto, não só descrevo a paisagem da Mona Lisa do Louvre e destaco os trabalhos de recentes pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de renome, mas também apresento a Mona Lisa de Isleworth, como sendo uma versão feita por Da Vinci antes da pintura do Louvre, tendo como base os resultados de pesquisas feitas pelo físico John Asmus, pelo historiador e arqueólogo Jean-Pierre Isbouts e, também, pelos pesquisadores Salvatore Lorusso e Andrea Natali. Além disso, ao buscar informações sobre a gênese da Mona Lisa do Louvre, descobri a existência da Mona Lisa do Prado, uma cópia feita por um aluno de Da Vinci, pari passu com o mestre, mas cuja Lisa aparenta ser mais jovem do que a Mona Lisa do Louvre, indicando, com isso, que Da Vinci “trabalhou” na Mona Lisa do Louvre ao longo do tempo, depois de o aluno ter finalizado a sua cópia.

 w

Quais os principais desafios para a escrita desta obra literária?

Beatriz Zawislak – Os desafios estão relacionados à exaustiva, mas prazerosa e muitas vezes surpreendente busca de informações, que foram obtidas não só em livros sobre Leonardo da Vinci (em português, italiano, francês e inglês), mas também em artigos científicos obtidos na internet, principalmente em italiano e em inglês

 w

A quem indica a leitura?

Beatriz Zawislak – A leitores curiosos, que gostem de se atualizar em assuntos de arte e de história

 w

Onde podemos comprar o seu livro?

Beatriz Zawislak – No e-commerce da Editora AGE www.editoraage.com.br, que envia inclusive para o exterior e nas melhores livrarias do Brasil. O livro também está disponível em e-book (nos formatos PDF e EPUB) em lojas como a Amazon e Google Play.

 w

Quais os seus próximos projetos literários?

Beatriz Zawislak – Meu próximo projeto ainda está ligado a Leonardo da Vinci e a sua genialidade. Tenho muito material escrito em italiano, como por exemplo, sobre o Homem Vitruviano, sobre a Santa Ceia de Milão. Devo organizar o material e traduzi-lo para o português

 w

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Beatriz M. Mikusinski Zawislak. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Beatriz Zawislak – Cultivem a curiosidade e o hábito da leitura para buscar respostas para seus questionamentos.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.

Contato: smccomunicacao@hotmail.com

Shirley Cavalcante

Jornalista e Editora de Lusofonia

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas